Lira decide criar comissão para analisar “Centrãoduto”
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu criar uma comissão especial para analisar o projeto de lei que trata de melhorias no setor energético, diz o Estadão. A proposta...
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu criar uma comissão especial para analisar o projeto de lei que trata de melhorias no setor energético, diz o Estadão. A proposta está no centro de uma polêmica envolvendo um “jabuti” bilionário que estava pronto para ser incluído no texto para bancar a construção de redes de gasoduto.
“Relatado pelo deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE), o texto era apontado como o novo alvo para abrigar a emenda do “Centrãoduto”, proposta sem nenhuma relação com o texto original do projeto e que pretendia instituir a obrigatoriedade de o governo construir milhares de quilômetros de gasoduto com recursos do pré-sal. Os próprios representantes dos gasodutos chegaram a estimar essa cifra em nada menos que R$ 100 bilhões”, diz o jornal.
Na prática, a decisão de Lira de instituir a comissão especial atrasará a votação do projeto de lei. Além de ter consenso de boa parte do setor e de já ter sido aprovado pelo Senado, o texto é prioridade na agenda do Planalto, segundo o Estadão. O projeto inclusive chegou a ser o primeiro item citado como de maior relevância neste momento pelo novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida.
Após a criação da comissão, o próximo passo tratará das indicações de seus membros pelos líderes, para então se elaborar uma agenda de audiência públicas e novas discussões sobre o tema. A comissão será formada por 17 membros titulares e outros 17 suplentes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)