Lira cria “salinha do RP9” na Câmara pra atender repasses do Orçamento Secreto
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), montou uma sala na Casa com o objetivo específico de liberar emendas do relator a parlamentares. A solução foi adotada para conseguir atender a boa parte dos deputados às vésperas das restrições impostas...
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), montou uma sala na Casa com o objetivo específico de liberar emendas do relator a parlamentares.
A solução foi adotada para conseguir atender a boa parte dos deputados às vésperas das restrições impostas pela legislação eleitoral.
Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo afirma que a tal “Salinha da RP-9” não é tão secreta quanto o Orçamento. Ela fica no Anexo II da Casa, no mesmo corredor onde estão instaladas comissões movimentadas como a CCJ, a principal da Câmara.
É ali que as emendas do relator do Orçamento deste ano, Hugo leal (PSD-RJ), são divididas entre os parlamentares. As chamadas emendas RP9 foram alvo de questionamentos no Tribunal de Contas da União e no Supremo Tribunal Federal (STF) por sua falta de transparência.
A reportagem encontrou deputados federais no local, barganhando por mais repasses a sua região. Eles confirmaram que a correria se dá por causa da legislação eleitoral: as destinações ficam congeladas a partir de três meses da eleição, prazo que vence neste sábado (2).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)