Lewandowski analisa pedido para que estados façam vacinação
Chegou hoje à mesa de Ricardo Lewandowski um pedido da Rede para que estados e municípios possam vacinar suas populações contra a Covid-19 de forma independente do Ministério da Saúde...
Chegou hoje à mesa de Ricardo Lewandowski um pedido da Rede para que estados e municípios possam vacinar suas populações contra a Covid-19 de forma independente do Ministério da Saúde.
O partido questiona um dos pontos da medida provisória lançada nesta semana pelo governo federal que diz que a aplicação das vacinas seguirá o plano nacional do Ministério da Saúde.
Em dezembro, o ministro acolheu pedido da OAB para que estados possam importar vacinas aprovadas no exterior. Disse que eles poderiam distribuir a vacina se o plano federal fosse descumprido ou não possa imunizar de forma rápida e suficiente a população.
No novo pedido, a Rede diz que o plano foi feito de modo abstrato, de modo a dificultar a avaliação de seu eventual descumprimento: não indica com precisão, por exemplo, quais vacinas serão aplicadas e datas de vacinação de cada parcela da população.
“Dado o cenário em que se vê um aparente descompromisso do Executivo Federal com a saúde da população brasileira — o que foi a tônica da condução de todos os 10 meses de enfrentamento à pandemia até agora e parece ser novamente o norte da bússola durante a etapa da sonhada vacinação da população –, não é crível aceitar que a organização de determinados Entes Federados seja freada ou punida com a aparente desordem do Governo Federal”, diz o pedido.
Hoje, mais cedo, Lewandowski atendeu a um pedido do governo de São Paulo para impedir que o Ministério da Saúde requisite as seringas e agulhas já compradas pelo estado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)