Leonardo Barreto na Crusoé: FHC e Lula na pena do poeta
No dilema dos gregos, Lula enfrenta um risco: o de ver sua primeira e segunda passagem pela presidência serem apagadas pela sua terceira
Diz-se que Aquiles, o maior guerreiro grego, estava em dúvida sobre lutar ou não em Troia. Ao consultar sua mãe, Tétis, ouviu que havia dois caminhos à sua frente. O primeiro era virar as costas para os gregos e ter uma vida familiar previsível, segura e feliz. A segunda era engolir toda sua raiva por Agamemnon e partir para o front com boas chances de nunca mais retornar à sua pátria.
Para Aquiles, foi uma escolha fácil. A vida privada, embora pudesse ser próspera e satisfatória, era o pior tipo de destino que poderia se imaginar para os gregos, porque significaria a opção pela mediocridade e o esquecimento. A busca da imortalidade, por outro lado, só poderia ser obtida por meio de feitos grandiosos, dignos de serem registrados pelo poeta.
A guerra era o palco por excelência para atos de heroísmo. Dentro da pólis, no entanto, o alcance da transcendência por meio de atos memoráveis acontecia na política. Sair de casa e adentar à arena pública tinha o mesmo efeito de ir para o front, um caminho para os grandes. O termo “idiota”, por exemplo, era utilizado para designar o cidadão comum, que ficava encapsulado na sua vida ordinária e cotidiana, voltada quase exclusivamente para atender os apelos do mundo das necessidades.
Como os gregos estão impressos no DNA dos ocidentais, é impossível não perceber traços desse anseio ancestral que se confunde com a própria natureza da política. Qualquer vereador da cidade do interior que entende minimamente sua atividade se preocupa em saber como seu nome ficará registrado na história da sua cidade. No mínimo, ele sonha se tornar nome de rua.
Uma foto divulgada da visita feita por Lula a Fernando Henrique Cardoso nos últimos dias mostrou dois protagonistas da política brasileira desde antes da redemocratização e lançou uma pergunta válida sobre a relação de cada um com a história…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)