Léo Moraes vence ‘disputa doméstica da direita’ em Porto Velho
Debate eleitoral na capital de Rondônia foi marcado pela chamada ‘pauta de costumes’ e por uma guerra de pesquisas de intenção de voto
O deputado federal Léo Moraes (Podemos) – venceu uma disputa entre candidatos da direita nas eleições em Porto Velho, capital de Rondônia, neste domingo. O resultado parcial do TSE aponta para a vitória, matematicamente, definida do ex-deputado. Com 99,66% das urnas apuradas, Moraes, tem 56,22%. A adversária de Moraes, no segundo turno, Mariana Carvalho aparece com 43,78%.
Desde o primeiro turno, os candidatos da direita dominaram o debate eleitoral na capital de Rondônia. O candidato da esquerda Célio Lopes (PDT), apoiado pelo presidente Lula, tentou ao máximo explorar a imagem do petista na fase inicial da campanha, mas nem isso foi o suficiente para que ele conseguisse, ao menos, chegar ao segundo turno.
Durante o período eleitoral, Mariana Carvalho focou sua campanha na chamada pauta de costumes, algo que atraiu a crítica de integrantes da oposição. Ela teve o apoio tanto do ex-presidente Jair Bolsonaro – que participou de um ato político para 20 mil pessoas às vésperas do primeiro turno e que também contou com a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro – quanto do atual prefeito da cidade, Hildon Chaves (PSDB), e do governador de Rondônia, o coronel da Polícia Militar Marcos Rocha (União Brasil).
Já Léo Moraes, sem a força do grupo político de Mariana, também tentou surfar na chamada pauta de costumes, e se disse manifestou contrário à criação de um conselho estadual pró-LGBT no primeiro turno. Ele também defendeu o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, quando o empresário teve suas redes sociais por determinação da Justiça Eleitoral de São Paulo.
O segundo turno em Porto Velho também foi marcado pela chamada ‘guerra das pesquisas’. Na reta final da disputa, os dois candidatos divulgaram levantamentos favoráveis às suas respectivas candidaturas, o que suscitou questionamentos sobre os institutos de pesquisas. Apenas a Quaest apontou cenário de empate técnico às vésperas do final das eleições.
Quem é Léo Moraes?
Leonardo Barreto de Moraes é natural de Foz do Iguaçu (PR). É pecuarista, formado em Direito, tem 40 anos e ingressou na carreira política aos 28. Seu primeiro mandato foi como vereador de Porto Velho (RO), em 2012, sendo eleito deputado estadual em 2014. Em 2018, foi eleito deputado federal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)