Lago Guaíba baixa e está próximo da cota de inundação
De acordo com os dados mais recentes medidos às 7h desta sexta-feira, 31, a Usina do Gasômetro registrou 3,66 metros
Há quase uma semana, o nível da água no Lago Guaíba, em Porto Alegre, tem se mantido abaixo dos quatro metros. De acordo com os dados mais recentes, medidos às 7h desta sexta-feira, 31, a Defesa Civil registrou 3,66 metros.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) designou a Usina do Gasômetro como a nova referência oficial para acompanhar o nível da água do lago.
Anteriormente, essa medição era feita pelo cais Mauá, onde a cota de inundação era de 3 metros. No novo local, a cota de inundação é de 3,69 metros.
Baixa do Guaíba contribui para diminuir alagamentos
Essa redução no nível da água tem contribuído para a diminuição dos alagamentos em Porto Alegre nos últimos dias, possibilitando o início dos trabalhos de limpeza na capital.
De acordo com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a previsão atual indica que a cheia está em recessão, com os níveis ainda elevados, mas em declínio lento nos próximos dias. Na sexta-feira, 31, os indicativos apontam uma redução de 0,7 centímetros por hora. Vale ressaltar que o lago chegou a atingir 5,25 metros na primeira semana deste mês.
Apesar dessa redução, é importante destacar que podem ocorrer oscilações devido à entrada de ventos, o que temporariamente pode elevar os níveis do Guaíba durante o processo de descida.
Situação no Rio Grande do Sul
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou nesta sexta-feira, 31, que o número de pessoas que estavam em abrigos devido às chuvas que atingiram o estado caiu de 45.126 para 39.595, em relação ao boletim das 18h desta quinta-feira.
O número de mortos, por sua vez, não registra alteração desde domingo, 26, permanecendo em 169.
Com 2,3 milhões de pessoas e 473 municípios afetados pelas enchentes, há 580.111 pessoas desalojadas.
As forças de segurança do Rio Grande do Sul resgataram 77.729 pessoas e 12.527 animais em decorrência das fortes chuvas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)