O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) foi agredido por estudantes durante sua participação em um debate na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na tarde desta sexta-feira (25).
Kataguiri, que é um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL) falava à plateia dentro de uma sala de aula quando um manifestante correu até ele e o empurrou. O deputado não se feriu.
O parlamentar, que havia sido convidado para debater sobre educação e desenvolvimento socioeconômico pelo centro acadêmico do curso de economia, atraiu estudantes contrários à sua participação ao local do evento.
“Sua presença não é bem-vinda, na Unifesp fascista não se cria“, os estudantes gritavam em cora contra Kataguiri.
“Fascistas são vocês“, escreveu Kataguiri em suas redes sociais referindo-se aos alunos da universidade.
Arthur Scara, que acompanhava Kataguiri no evento, acabou ferido na testa. De acordo com o MBL, os estudantes jogaram garrafas e outros objetos na direção do parlamentar.
Veja os vídeos:
Em nota, a Unifesp lamentou o episódio desta sexta-feira:
“A Unifesp esclarece que é espaço para discussão ampla e irrestrita de diferentes pontos de vista acerca de temas diretamente ligados ao cotidiano social e não aceita quaisquer formas de violência, cerceamento de opinião e livre pensamento.
A universidade reitera que os espaços universitários são ambientes de debate e do exercício de liberdade de opinião, defendendo a legitimidade de manifestações pacíficas e com o respeito ao contraditório.”