Justiça volta a censurar Palmares por texto crítico a Zumbi
O juiz Renato Coelho Borelli, da 9ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, mandou a Fundação Palmares retirar de seu site uma publicação que trata Zumbi como uma figura “moldada” por “marxistas” com objetivos “politiqueiros e esquerdizantes”. Para o juiz, a instituição comete...
O juiz Renato Coelho Borelli, da 9ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, mandou a Fundação Palmares retirar de seu site uma publicação que trata Zumbi como uma figura “moldada” por “marxistas” com objetivos “politiqueiros e esquerdizantes”.
Para o juiz, a instituição comete “explícita desconsideração da raça, cultura e consciência pretas”.
“A instituição federal cuja finalidade é a preservação dos valores resultantes da influência negra, ao fechar os olhos às diferenças raciais, descumpre seus deveres institucionais e sobretudo seu dever – como ente estatal – de respeitar o direito à identidade dos cidadãos.”
O juiz ainda impôs multa diária de R$ 1 mil caso a fundação não retire o texto do site.
Em maio, como publicamos, a juíza Maria Cândida de Almeida, da 9ª Vara Federal Cível de Brasília, também havia mandado a fundação retirar de seu site dois artigos que questionavam a importância histórica de Zumbi.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)