Justiça do Trabalho suspende demissão coletiva da Ford
O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região concedeu liminar nesta sexta-feira que suspende a demissão coletiva de funcionários da fábrica da Ford de Camaçari, na Bahia. Em sua decisão, o juiz do trabalho Leonardo...
![Justiça do Trabalho suspende demissão coletiva da Ford](https://cdn.oantagonista.com/uploads/2021/01/ford-1024x576.jpg)
Duas liminares concedidas pela Justiça do Trabalho determinam que a Ford suspenda as demissões em massa em Camaçari, na Bahia, e em Taubaté, no interior de São Paulo.
Em Taubaté, a juíza Andréia de Oliveira, da 2ª Vara Federal do Trabalho, proibiu ainda a empresa de vender maquinário e outros bens da unidade.
Já na Bahia, o juiz do trabalho Leonardo de Moura Landulfo Jorge determinou que a montadora “abstenha-se de promover dispensa coletiva de trabalhadores até logre êxito a negociação coletiva para tal com a entidade sindical profissional, devendo todas as possibilidades serem analisadas e discutidas“.
Em caso de descumprimento da decisão, o juiz determinou multa de R$ 1 milhão e mais R$ 50 mil por cada trabalhador atingido.
As decisões contrariaram a reforma trabalhista, que diz: “As dispensas imotivadas individuais, plúrimas ou coletivas equiparam-se para todos os fins, não havendo necessidade de autorização prévia de entidade sindical ou de celebração de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho para sua efetivação“.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)