Justiça afasta presidente do Iphan após fala de Bolsonaro
A juíza Mariana Tomaz da Cunha, da 28ª Vara Federal do Rio de Janeiro, determinou o afastamento da presidente do Iphan, Larissa Rodrigues Peixoto Dutra. A decisão ocorre dias depois de o presidente Jair Bolsonaro (foto) afirmar que mandou...
A juíza Mariana Tomaz da Cunha, da 28ª Vara Federal do Rio de Janeiro, determinou o afastamento da presidente do Iphan, Larissa Rodrigues Peixoto Dutra.
A decisão ocorre dias depois de o presidente Jair Bolsonaro (foto) afirmar que mandou trocar o comando do órgão para resolver um problema para o empresário Luciano Hang.
“As falas supratranscritas sugerem, ao menos em um juízo de cognição sumária, uma relação de causa e efeito entre as exigências que vinham sendo impostas pelo IPHAN à continuidade das obras do empresário e a destituição da então dirigente da entidade”, diz trecho da decisão.
Ainda de acordo com a magistrada, a declaração de Bolsonaro vai ao encontro das transcrições apresentadas pelo Ministério Público Federal sobre a famosa reunião interministerial de abril de 2020 que mostrou a“intenção de substituir a presidência da autarquia com o propósito não de acautelar o patrimônio cultural brasileiro, mas de promover o favorecimento pessoal de interesses específicos de pessoas e instituições alinhadas à agenda governamental”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)