Justiça afasta deputada do RJ por ligação com milícia
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou o afastamento da deputada estadual Lúcia Helena Pinto de Barros, a Lucinha (PSD, foto), acusada de manter ligações com a milícia fluminense...
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou o afastamento da deputada estadual Lúcia Helena Pinto de Barros, a Lucinha (PSD, foto), acusada de manter ligações com a milícia fluminense. A parlamentar também é alvo de buscas da operação Batismo, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) nesta segunda-feira, 18.
Segundo a TV Globo, Lucinha integra o braço político da milícia de Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, uma das mais violentas do Rio, e é chamada de “madrinha” por integrantes do grupo.
Ao todo, a Justiça do Rio de Janeiro expediu oito mandados de busca e apreensão contra a deputada. Ariane de Afonso Lima, uma de suas funcionárias, também é alvo da operação.
Entre os endereços investigados pela PF na operação estão o gabinete de Lucinha na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e a casa dela, em Campo Grande.
O TJ-RJ afastou Lucinha por tempo indeterminado e a proibiu de frequentar as sedes da Alerj.
Entenda
As investigações começaram em 2021, quando o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) começou a apurar um assassinato atribuído a milicianos do Bonde do Zinho.
Com o avanço das investigações, quebras de sigilos telefônicos e telemáticos revelaram o envolvimento de Lucinha e Ariane com a cúpula da milícia de Zinho.
Segundo promotores e policiais, a deputada estadual é acusada de interferir na segurança pública do estado para promover a soltura de milicianos; articular mudanças no comando do batalhão da PM em Santa Cruz para favorecer a milícia; vazar informações sobre operações policiais; e atuar politicamente para favorecer o transporte público de vans sob comando da milícia de Zinho.
Leia também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)