Julio Croda, da Fiocruz: onda da Ômicron vai até o fim de fevereiro
O pesquisador Julio Croda, da Fiocruz, disse que a onda da variante Ômicron no Brasil vai até o fim de fevereiro. A entrevista, gravada na sexta (14), foi publicada nessa segunda (17)...
O pesquisador Julio Croda, da Fiocruz, disse que a onda da variante Ômicron no Brasil vai até o fim de fevereiro.
A entrevista, gravada na sexta (14), foi publicada nessa segunda (17) pelo Metrópoles.
“A gente estima que a curva epidemiológica da variante Ômicron seja entre 30 e 60 dias”, disse Croda.
A previsão do pesquisador da Fiocruz está em linha com a projeção do IHME, da Universidade de Washington, que também projetou um novo pico de mortes no Brasil durante a época do Carnaval, no fim de fevereiro e começo de março.
“Muito provavelmente essa nova onda de Covid-19 vai até final de fevereiro, no máximo, né? Então, a gente espera que a gente possa responder mais adequadamente a essa nova onda, com distribuição adequada de serviços de saúde, mas a gente não tem os dados necessários para fazer esse tipo de avaliação”, acrescentou.
“A gente vai ter uma explosão de casos, eventualmente a gente vai ter uma explosão de hospitalizações, mas bastante pontual – com menor impacto do ponto de vista temporal, da distribuição de número de hospitalização e óbitos, do que ocorreu com a variante Gama, que durou três, quatro meses, com recorde de hospitalização e óbitos, chegando ao pico de 3 a 4 mil óbitos por dia no Brasil. Isso não vai ocorrer”, afirmou também o pesquisador.
Na entrevista, Croda disse ainda que “qualquer evento que reúna mais de 200, 500 pessoas deveria ser cancelado”.
Leia mais:
IHME projeta novo aumento de mortes por Covid durante o Carnaval
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)