“Juiz de primeira instância fica muito ao lado das autoridades”
Como registramos mais cedo, a Câmara deverá apreciar no retorno do recesso parlamentar a PEC do fim do foro privilegiado com uma pegadinha: pelo texto final, políticos não poderiam ir para a cadeia por decisão de primeira instância. O jabuti foi antecipado por O Antagonista ainda em agosto do ano passado -- veja aqui...
Como registramos mais cedo, a Câmara deverá apreciar no retorno do recesso parlamentar a PEC do fim do foro privilegiado com uma pegadinha: pelo texto final, políticos não poderiam ir para a cadeia por decisão de primeira instância.
O jabuti foi antecipado por O Antagonista ainda em agosto do ano passado — veja aqui.
À época, o deputado Luiz Flávio Gomes (PSB), designado por Rodrigo Maia para estudar o texto já aprovado no Senado e em comissão especial da Câmara, comentou assim a proposta:
“O que defendo é uma única mudança: que somente as medidas cautelares sejam decididas por um órgão colegiado. Porque há o risco de um juiz local, por exemplo, começar a decretar prisões de prefeitos por razões locais. Não concordarmos com o foro privilegiado, queremos acabar com essa pouca vergonha. E não é para impedir prisão, porque tem muito bandido na vida pública que tem de ser preso mesmo. Mas juiz de primeira instância fica muito ao lado das autoridades.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)