José Padilha: corrupção elegeu todos os presidentes
A articulação dessas quadrilhas de grandes partidos e fornecedores do Estado é chamada, por Padilha, de “mecanismo”. O cineasta é claro em relação à sua capacidade de controlar o poder.Como escreveu...
A articulação dessas quadrilhas de grandes partidos e fornecedores do Estado é chamada, por Padilha, de “mecanismo”. O cineasta é claro em relação à sua capacidade de controlar o poder.
Como escreveu em O Globo:
“5) O mecanismo existe a revelia da ideologia.
6) O mecanismo viabilizou a eleição de todos os governos brasileiros desde a retomada das eleições diretas, sejam eles de esquerda ou de direita.
7) Foi o mecanismo quem elegeu o PMDB, o DEM, o PSDB e o PT. Foi o mecanismo quem elegeu José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer.
8) No sistema político brasileiro a ideologia está limitada pelo mecanismo: ela pode balizar politicas públicas, mas somente quando estas políticas não interferem com o funcionamento do mecanismo.
9) O mecanismo opera uma seleção: políticos que não aderem a ele tem poucos recursos para fazer campanhas eleitorais e raramente são eleitos.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)