José Dirceu: 29,2 milhões de reais “por dentro”
A Receita Federal enviou à Justiça o resultado da análise da movimentação financeira da empresa JD Assessoria, de José Dirceu, que teve os sigilos fiscal e bancário quebrados pelo juiz Sergio Moro, da Operação Lava Jato. Entre 2006 e 2013, o "guerreiro do povo brasileiro" embolsou 29,2 milhões de reais...Como vou incluir essa históriano livro do Fernando Morais?
A Receita Federal enviou à Justiça o resultado da análise da movimentação financeira da empresa JD Assessoria, de José Dirceu, que teve os sigilos fiscal e bancário quebrados pelo juiz Sergio Moro, da Operação Lava Jato. Entre 2006 e 2013, o “guerreiro do povo brasileiro” embolsou 29,2 milhões de reais. O ano mais lucrativo foi 2012, quando José Dirceu ganhou 7 milhões de reais. Em 2013, o rei da Papuda papou 4,16 milhões de reais. A justificativa da bolada: pagamentos por “consultorias”.
Entre os clientes da JD Assessoria, além de empreiteiras, há gigantes como a Ambev, Brasilinvest e Parmalat. Há também a Jamp Engenheiros Associados, do lobista Milton Pascowitch, nome que apareceu na nona fase da Lava Jato, a My Way. Miton Pascowitch pagou 1,45 milhão de reais a José Dirceu.
O nome do lobista surgiu outra vez hoje no depoimento de Gerson Almada, ex-vice-presidente da empreiteira Engevix, como facilitador de negócios na Petrobras. Gerson Almada citou ainda João Vaccari Neto como receptador de dinheiro sujo para campanhas do PT e contou que pagou entre 500 mil reais e 1 milhão de reais a José Dirceu, por serviços de “consultoria”. Foi depois do depoimento de Gerson Almada que o juiz Sergio Moro decidiu levantar o sigilo das investigações a respeito da JD Consultoria.
No caso das empreiteiras e da empresa do lobista Milton Pascowitch, os pagamentos a José Dirceu seriam propinas disfarçadas. Isso significa que, no esquema do petrolão, José Dirceu ganharia “por dentro”, via JD Assessoria, e “por fora”, por meio do seu homem na Petrobras, Renato Duque, finalmente preso ontem.
O documento da Receita Federal foi anexado ao processo da Lava Jato. É bom José Dirceu preparar a malinha com itens básicos, porque tudo indica que ele voltará a ser preso. Mais um capítulo para a biografia que Fernando Morais está escrevendo sobre o seu amigão do peito.
Como vou incluir essa história
no livro do Fernando Morais?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)