João Campos pode ser uma ‘alternativa progressista’ ao país, diz presidente do PSB
O PSB foi o partido da esquerda que conseguiu o maior número de prefeituras em 2024 - 309, com destaque para o filho de Eduardo Campos
O presidente do PSB, Carlos Siqueira, afirmou nesta terça-feira, 8, ao programa Meio-Dia em Brasília que o prefeito reeleito de Recife, João Campos, pode, no futuro, ser uma alternativa para a esquerda na disputa pela Presidência da República.
Essa, no entanto, ainda é uma possibilidade distante. Lula já deixou claro que irá disputar a reeleição em 2026, ano em que Campos é apontado como um eventual candidato ao governo de Pernambuco.
“Os líderes ser formam nos embates políticos. Ele está se formando ser formando muito bem. O seu [PSB] partido aposta alto no seu desenvolvimento e na sua capacidade de crescimento e de se tornar uma alternativa progressista para o nosso país”, declarou Siqueira.
O PSB foi o partido da esquerda que conseguiu o maior número de prefeituras em 2024 – 309, com destaque para o próprio Campos que se reelegeu em Recife com 78,11% dos votos válidos, uma das maiores vantagens de todo o país.
Apesar desse número, Siqueira admitiu que os partidos ditos conservadores conseguiram avançar em todo o país. “Esse é um fenômeno registrado desde 2018, com a eleição do senhor Jair Bolsonaro”, declarou o dirigente partidário.
Como foi a campanha de João Campos?
Desde o início da campanha eleitoral, Campos estabeleceu um patamar superior a 70% das intenções de voto e nem mesmo as críticas sobre a sua administração ou sobre seu relacionamento amoroso com a deputada federal Tabata Amaral (PSB) – candidata à prefeitura de São Paulo – foram suficientes para que ele perdesse o seu eleitorado.
Com uma popularidade nesse patamar, Campos passou boa parte da campanha tentando se equilibrar entre o presente e o futuro. Em todas as sabatinas, ele foi questionado se deixará prefeitura para disputar o governo do Estado, seguindo o caminho do pai. Em todas as ocasiões, ele foi evasivo.
Ele também foi habilidoso ao esconder seu padrinho político Lula e, ao mesmo tempo, não perder adesão de eleitores bolsonaristas.
Além de ter sido considerado um bom prefeito, contribuiu para esse desempenho o seu engajamento nas redes sociais – ele é o chefe de Poder Executivo Municipal mais seguido no país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)