Janones quer o fim do PL, partido de Jair Bolsonaro
Na visão do parlamentar aliado de Lula, o partido está envolvido em “práticas antidemocráticas”
O deputado federal André Janones (Avante-MG) apresentou uma petição à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que seja avaliada a possibilidade de extinção do PL – partido de Jair Bolsonaro.
Na visão do parlamentar aliado de Lula, o partido está envolvido em “práticas antidemocráticas”. O pedido do parlamentar ocorreu em 14 de novembro deste ano, no mesmo dia em que uma pessoa atirou fogos de artifício no STF e morreu em seguida.
“Cada dia que passa fica mais claro que o PL e o bolsonarismo são cúmplices desses atos criminosos e terroristas. Bolsonarismo é a maior facção criminosa desse país. Não é à toa que entrei com um pedido na PGR para que seja extinto o PL por envolvimento com toda essa trama golpista”, disse o parlamentar por meio das redes sociais.
Janones, um indiciado
Em setembro, a Polícia Federal indiciou o deputado por um esquema de rachadinha no seu gabinete na Câmara.
O caso estourou no final de 2023, após o site Metrópoles revelar áudios em que Janones sugere a rachadinha, que é a prática de superfaturar o salário dos assessores. O caso está sob análise da Procuradoria-Geral da República (PGR) que propôs um acordo para encerrar a investigação.
Leia mais: Janones sugere “vaquinha” mensal a assessores
Nas gravações, o deputado ordena seus funcionários a lhe repassarem parte de seus salários para “ajudar a pagar as contas” de sua campanha à prefeitura de Ituiutaba, em 2016. Em junho, PF confirmou a autenticidade do material.
Janones declarou no início do escândalo que a reunião teria ocorrido antes de ele tomar posse na Câmara. Ele foi eleito pela primeira vez em 2018 e assumiu em 1º de fevereiro do ano seguinte.
Entretanto, a íntegra de um dos áudios revelados indica que o deputado já exercia seu primeiro mandato.
Em um trecho, Janones reclama sobre não ter apresentado muitos projetos de lei até então e afirma ter sessão em plenário no mesmo dia: “Não sei se vocês viram aí nas notícias do Facebook. Já tem uma porrada de deputado que apresentou projeto de lei ontem. Ontem tinha uma fila de 100 deputados apresentando projeto de lei. Eu sequer sabia disso. Por que eu não sabia? Por que não contratei nenhum especialista em técnico legislativo. Hoje tem plenário à tarde. Eu não sei o que que eu vou fazer lá. Vou chegar lá e vou ficar perdido. Não sei como que é, o que eu vou fazer, que horas que eu falo, que assunto que vai ser”.
Leia maiss: Em áudio, Janones defende rachadinha para pagar suas despesas
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Marcelo Augusto Monteiro Ferraz
22.11.2024 17:25Esse aí já é none(s) faz tempo.
Fabio B
22.11.2024 17:13Seria só um cartório de pilantras a menos... Mas tanto o PT era para ter sido exintinto, como o mandato desse cidadão, então não espero nada.
EUD
22.11.2024 16:13Teve Muita Sorte E Ajuda Do boules. Cale Boca !!!!!!!!! Janones = Fezes !!!!!
Angelo Sanchez
22.11.2024 16:11Os corruptos agora se unem para gritar contra o Partido Liberal e Bolsonaro. O medo toma conta destes inúteis, pois sabem que os apoiadores de Bolsonaro continuam crescendo para derrotar um "descondenado corrupto", que nos governa.
Daniel Vieira
22.11.2024 16:07Janones, o criminoso desviador de dinheiro público?