Janjapalooza e G20 custaram até R$ 83 milhões aos cofres públicos
Quatro estatais gastaram valores milionários para a realização da cúpula do G20 e para o festival com shows de artistas no Rio
A realização da cúpula do G20 e do ‘Janjapalooza’, festival que ficou batizado dado a propaganda feita pela primeira-dama Janja da Silva, custou até R$ 83,45 milhões a empresas estatais brasileiras, segundo revelou o Estãdão.
A informação foi confirmada por O Antagonista.
Os dados foram revelados por meio de documentos do acordo de cooperação internacional firmado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal, a Petrobras com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), a responsável pelo evento no Rio.
No acordo, cada uma das quatro estatais comprometeu-se a pagar R$ 18,5 milhões ao evento. O total chega a R$ 74 milhões. Já a Petrobrás gastou R$ 12,95 milhões:
“Para fins de execução do objeto, a Petrobras, a CEF, o BNDES e o Banco do Brasil, se comprometem a realizar, cada uma delas, o repasse de até R$ 18.500.000,00 [dezoito milhões e quinhentos mil reais] em favor da OEI, totalizando o montante de até 74.000.000,00 [setenta e quatro milhões de reais]”, diz um trecho do acordo.
A estatal Itaipu Binacional pagou 15 milhões de reais para a reunião da Cúpula do G-20 Social e eventos paralelos, como o festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.
Janja, aliás, foi funcionária da empresa entre 2005 e 2020.
O Ministério da Cultura, porém, afirma que o valor gasto nos eventos totaliza R$ 77,3 milhões e foram provenientes de empresas estatais e com ajuda da Prefeitura do Rio de Janeiro, que abrigou a reunião da cúpula.
Não houve patrocínio privado no evento.
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Janjapalooza
A previsão de gastos apenas com o ‘Janjapalooza’ era de R$ 28,3 milhões, entre passagens aéreas, hospedagens de convidados, cenografia, infraestrutura, locação de equipamentos e setores jurídico e administrativo.
Na ocasião, a primeira-dama irritou-se com a denominação de ‘Janjapalooza’:
“Não, filha. É Aliança Global contra a Fome a Pobreza. Vamos ver se consegue entender a mensagem, tá?”, disse.
“Janjômetro”
Em novembro do ano passado, o deputado estadual por São Paulo Guto Zacarias (União Brasil) criou o site “Janjômetro – medindo o quanto ela esbanja do seu suor” para contabilizar os gastos públicos de Janja.
Zacarias escreveu que a iniciativa “expõe a farra” dos gastos de Janja, entre eles o “Janjapalooza”:
“Como se não bastasse um bandido na presidência da República, a esposa deslumbrada dele ainda TORRA o seu dinheiro com viagens de luxo, hotéis e móveis de R$ 200 mil.
Para EXPOR essa FARRA, eu criei o Janjômetro: um site que cataloga todos os gastos da prime”.
Para ter acesso aos gastos detalhados, o usuário precisa criar uma conta e, depois, recebe as atualizações em primeira mão de todos os gastos de Janja.
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