Jair Renan é alvo de ação que pode cassar seu mandato por candidatas laranja
Segundo o processo, o PL lançou quatro candidaturas com o intuito apenas de fraudar a cota de gênero determinada pela lei eleitoral
Jair Renan, filho do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, e todos os vereadores do PL eleitos em Balneário Camboriú são alvo de uma ação eleitoral que pede a cassação do mandato da chapa por uso de candidaturas ‘laranja’ durante as últimas eleições municipais.
O pedido foi feito pela Federação Brasil de Esperança (PT-PV-PCdoB) e está tramitando ainda na primeira instância da Justiça Eleitoral de Santa Catarina.
Segundo o processo, o PL lançou quatro candidaturas com o intuito apenas de fraudar a cota de gênero determinada pela lei eleitoral.
“Dentre as 19 vagas, a agremiação elegeu 06 vereadores e formou a maior bancada (31%) e, pela elevada votação da legenda, alcançou o feito de enquadrar todos os demais candidatos como suplentes. Em que pese o fenômeno de votos, nenhuma mulher foi eleita”, afirmam os advogados da federação Brasil de Esperança.
“Além de ser entendida como fraude, o ilícito objeto da presente ação também configura abuso de poder político, conforme entendimento do Tribunal Superior Eleitoral, uma vez que se redimensiona a força política do partido em favor dos candidatos homens ao trazer ao pleito candidaturas femininas fictícias e, portanto, a Ação de Investigação Judicial Eleitoral é o instrumento adequado para o processamento da demanda”, acrescentou a federação.
A eleição de Jair Renan
Jair Renan, filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi o último integrante da família Bolsonaro a conseguir um mandato eletivo. Apesar de ter tido o apoio do pai e da bancada bolsonarista na Câmara dos Deputados, Jair Renan obteve em torno de 3 mil votos.
“Obrigado Balneário Camboriú! Que honra estar eleito vereador como mais votado nesta cidade que tanto amo. Farei valer cada um dos 3.033 votos de confiança em mim e continuarei honrando os princípios do meu pai e da minha família: Deus, Pátria, Família e Liberdade”, declarou o futuro parlamentar quando foi eleito.
Além de Jair Renan, Carlos Bolsonaro foi reeleito vereador no Rio de Janeiro nas eleições de 2024; Eduardo é deputado federal por São Paulo e Flávio é senador pelo Rio de Janeiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)