Bolsonaro sanciona lei que cria o Auxílio Brasil
Jair Bolsonaro (foto) sancionou ontem a lei que cria o programa Auxílio Brasil. O ato foi publicado no Diário Oficial da União. O Auxílio Brasil foi criado para substituir o Bolsa Família...
Jair Bolsonaro (foto) sancionou ontem a lei que cria o programa Auxílio Brasil. O ato foi publicado no Diário Oficial da União.
O Auxílio Brasil foi criado para substituir o Bolsa Família e contempla nove tipos de benefícios diferentes, entre os quais o relacionado à primeira infância, o de composição familiar e o de superação da extrema pobreza.
O valor médio do Auxílio Brasil será de R$ 400.
Bolsonaro vetou dois pontos da lei, incluindo o que instituía metas de redução da pobreza — uma sugestão do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).
A Presidência alegou que “a proposição legislativa contraria o interesse público, tendo em vista que o estabelecimento de metas resultaria em impacto na despesa pública diante do compromisso imposto ao Poder Executivo federal para o seu cumprimento, sem a devida estimativa do seu impacto orçamentário e a medida de compensação correspondente, na hipótese de haver aumento da despesa pública”.
“Tal medida geraria ônus ao Poder Executivo federal, o que impossibilitaria a alocação discricionária do recurso público de acordo com a disponibilidade orçamentária, em alinhamento à gestão fiscal responsável.”
Bolsonaro também vetou o dispositivo que proibia a formação de filas para acesso ao programa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)