Itamaraty diz que parceria estratégica entre Brasil e EUA “vai ganhando contornos mais claros”
Em documento obtido por O Antagonista sobre a relação entre o Brasil e os Estados Unidos, o Ministério das Relações Exteriores exalta "as declarações recentes de Donaldo Trump de apreço por Jair Bolsonaro" e fala em "convergência de valores e afinidades entre os dois países"...
Em documento obtido por O Antagonista sobre a relação entre o Brasil e os Estados Unidos, o Ministério das Relações Exteriores exalta “as declarações recentes de Donaldo Trump de apreço por Jair Bolsonaro” e fala em “convergência de valores e afinidades entre os dois países”.
“[As declarações] reforçam a parceria estratégica e permitem antever resultados cada vez mais grandiosos no relacionamento bilateral. Dessa forma, a noção de parceria estratégica vai ganhando contornos mais claros e tangíveis nas áreas consideradas prioritárias, seja na eventual negociação de acordos econômicos e comerciais abrangentes, seja na abertura de frentes de cooperação em energia, defesa, segurança, inovação.”
Em um panorama dessa relação entre os dois país, o documento cita, ainda, o nível de aprovação de Donald Trump, o embate entre o presidente americano e congressistas democratas e a “corrosão da liderança” no Partido Democrata para as eleições do ano que vem, além de abordar o “agravamento da tensão” no Irã e o teste de mísseis na Coréia do Norte.
Na área econômica, o texto destaca que, no primeiro semestre de 2019, os Estados Unidos representaram 13,4% das exportações brasileiras (com USD 14,7 bilhões) e foi o segundo principal destino das exportações.
Leia também:
Brasil e Estados Unidos avançam em direção do livre comércio, diz Itamaraty
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)