Isenção IRPF até 2 salários mínimos: mais dinheiro no seu bolso
PL de Isenção do IRPF avança no Senado, saiba o que significa para você?
Em um passo decisivo para a economia do cidadão brasileiro, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou um projeto de lei que promete alterar a realidade fiscal de milhões de pessoas.
A proposta em questão visa isentar do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) aqueles que recebem até dois salários mínimos.
Uma medida que, sem dúvida, colocará mais dinheiro no bolso do trabalhador.
A aprovação aconteceu nesta terça-feira, e o projeto, idealizado pelo deputado José Guimarães (PT-CE), poderá ser votado em breve no plenário do Senado.
Essa iniciativa não apenas representa um avanço significativo na política fiscal do país mas também incorpora a Medida Provisória 1206/24, que já tinha começado a tramitar em fevereiro deste ano.
Como a proposta de isenção do IRPF pode afetar a sua vida?
Essa mudança na cobrança do Imposto de Renda é um sinal claro da busca do governo por políticas que favoreçam a classe trabalhadora.
Se aprovado, o projeto irá significar que todos os indivíduos com renda mensal de até aproximadamente 2.824 reais estarão livres da tributação do IRPF.
Uma medida que, sem dúvida, auxiliará no equilíbrio das contas domésticas de muitas famílias.
Quais foram os desdobramentos na comissão?
Na Comissão de Assuntos Econômicos, o relator da matéria, senador Randolfe Rodrigues, rejeitou dezessete emendas propostas, mantendo o texto originário da Câmara dos Deputados.
Entre tentativas de alteração, destaca-se a proposta do senador Carlos Viana (Podemos-MG) para expandir a isenção até quem ganha quatro salários mínimos.
Entretanto, após um debate acirrado, tal emenda foi rejeitada.
O impacto orçamentário da nova tabela do IRPF
A modificação prevista na tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física é um tema de discussão quente, dada a relevância para o orçamento público.
Estima-se que a isenção proposta terá um impacto significativo nas contas do governo, sendo calculado em cerca de 3,03 bilhões de reais em 2024, com aumentos progressivos nos anos subsequentes.
Questões orçamentárias à parte, o foco parece ser realmente o alívio financeiro para a população.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)