Irmão de Bolsonaro enfrenta Republicanos e PP em disputa por prefeitura
Ex-presidente também vai medir forças com 'legado' de Gilberto Kassab na tentativa de eleger irmão
Irmão do ex-presidente Jair Bolsonaro, Renato Bolsonaro disputa com partidos aliados da base bolsonarista o comando da prefeitura da cidade de Registro, no Vale da Ribeira, estado de São Paulo. O município tem apenas 59 mil habitantes, mas é palco de um acirramento político que também desloca o empenho do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas.
Ao lado de Bolsonaro, Freitas visitou o município em carreata que contou com outras lideranças da região, como o presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado (PL) .
O impasse enfrentado por Renato Bolsonaro é que partidos da base bolsonarista em São Paulo acompanharam o ex-chefe da Casa Civil de Geraldo Alckmin e ex-deputado federal pelo PSDB Samuel Moreira, que hoje integra os quadros do PSD de Gilberto Kassab e já foi prefeito da cidade duas vezes. PSD, PP, Republicanos, União Brasil, MDB, Podemos, Solidariedade, PSB e PDT e PSDB estão do lado oposto da família Bolsonaro.
No palanque de Renato, o ex-presidente disse que insistiu para que o irmão aceitasse concorrer ao cargo e que ele terá “canal aberto” com Tarcísio caso se eleja para gerir a cidade.
Registro
Apesar de Registro ser um município relativamente pequeno em termos de população e influência econômica no estado, sua localização e simbolismo conferem à cidade um peso considerável na política regional.
O Vale do Ribeira é uma das regiões mais pobres do estado de São Paulo, área que tem sido alvo de diversos debates em torno de políticas de desenvolvimento e de combate à desigualdade. Além disso, a cidade faz parte do berço político de Jair Bolsonaro, que passou parte de sua juventude na região.
O Vale do Ribeira foi citado em pronunciamentos do ex-presidente, quando ainda ocupava cadeira na Câmara dos Deputados, ao se posicionar em favor do Regime Militar e contra o ex-deputado federal Rubens Paiva.
“Por coincidência, a família de Rubens Paiva tinha uma fazenda na cidade de Eldorado Paulista, no Vale do Ribeira, São Paulo, chamada Fazenda Caraitá. O sr. Rubens Paiva fez com que o guerrilheiro, traidor e desertor Lamarca ocupasse a sua fazenda e lá fizesse uma base de guerrilha”, disse Bolsonaro em sessão de 2013.
Bolsonarismo
A ruptura interna na base bolsonarista reflete tensões mais amplas na política brasileira. Desde a ascensão meteórica de Jair Bolsonaro em 2018 e do fim de seu mandato em 2022, diversos grupos de direita e centro-direita que compuseram sua base de apoio começaram a se reorganizar para se equilibrar na coalização da política brasileira.
O opositor de Renato Bolsonaro, Samuel Moreira, por exemplo, é uma figura experiente na política paulista, tendo ocupado cargos de destaque e mantido uma trajetória sólida ao longo dos anos. Sua candidatura pela prefeitura de Registro com o apoio de um arco amplo de partidos é um indicativo claro de que o bolsonarismo não é o único polo de atração para as forças políticas conservadoras.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)