Investimentos em renda fixa isentos do Imposto de Renda 2024
Dentro do universo dos investimentos em renda fixa, dois elementos costumam se destacar: a rentabilidade de 1% ao mês e a...
Dentro do universo dos investimentos em renda fixa dois elementos costumam se destacar: a rentabilidade de 1% ao mês e a isenção de Imposto de Renda.
Embora a primeira característica esteja cada vez mais distante com a queda da Selic, a segunda vem ganhando espaço nas carteiras de investidores e nas recomendações de analistas.
Para este ano de 2024, as apostas para investimentos em fundos de renda fixa estão voltadas para papéis isentos da cobrança de Imposto de Renda, tais como:
- Debêntures incentivadas
- LCIs (Letras de Crédito Imobiliário)
- LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio)
- CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários)
- CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio).
O que são debêntures incentivadas?
As debêntures incentivadas são títulos de dívida emitidos por empresas de setores como saneamento, energia e saúde.
Em 2023, algumas debêntures chegaram a entregar retorno de 1.025% do CDI.
Para este ano, a expectativa não é de rentabilidade tão alta, mas especialistas defendem o investimento em debêntures incentivadas, já que são isentas de Imposto de Renda.
Prêmios promissores nas debêntures
Índice IDA-IPCA
Na XP Asset, a preferência é por ativos indexados ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
Fausto Filho, gestor de renda fixa da casa, explica que no IDA-IPCA, índice que replica o desempenho das debêntures de inflação, há prêmio relevante acima dos títulos públicos.
“Achamos superinteressante, porque esses ativos são isentos. Grosso modo, a depender do risco de crédito, você está carregando 1% acima das NTN-Bs, mais a isenção”, argumenta.
LCIs e LCAs em destaque
As LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) também são apontadas como boas opções de investimento para 2024.
Estes são ativos que entregam ao investidor retorno atrelado ao CDI com isenção de Imposto de Renda e são protegidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
Papel dos CRIs e CRAs
Os CRIs e CRAs são ativos emitidos por securitizadoras, que atuam para empresas não financeiras de setores variados.
Estes papeis também são vistos como atrativos para 2024, sobretudo quando emissores de qualidade oferecem taxas competitivas.
Para começar bem o ano, a XP divulgou uma lista de ativos recomendados na renda fixa.
A diversificação de investimentos, juntamente com a atenção à isenção de impostos podem levar a resultados financeiros interessantes, tudo depende de uma análise cuidadosa e, quando possível, da ajuda de especialistas no assunto.
Fonte: InfoMoney
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)