INSS: projeta economia de bilhões em 2024 com mudanças em benefícios
INSS prepara medidas para economizar R$10 bilhões em 2024. Saiba mais!
Com o objetivo de diminuir os gastos e tentar alcançar o equilíbrio fiscal, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem construindo um conjunto de medidas com potencial para gerar economia de ao menos R$10 bilhões neste ano, informou Alessandro Stefanutto, presidente da instituição.
Quais os beneficios sofreram mudanças?
Entre os benefícios previstos para sofrer alterações estão o auxílio-doença, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o seguro defeso, benefício destinado aos pescadores artesanais.
Além disso, a ampliação do uso do Atestmed, que dispensa a pericia médica para casos de afastamentos de até 180 dias, também está na programação.
Pente-fino nos benefícios
O INSS planeja dar início às revisões pelo BPC.
De acordo com Stefanutto, o procedimento será “cirúrgico” e focará principalmente em benefícios com suspeitas de irregularidades ou fraudes.
As convocações para a perícia médica deverão começar em maio.
Acelerar processos e ampliar o uso do Atestmed
A ideia é não apenas acelerar os processos, mas também ampliar o uso do Atestmed, função que atualmente permite a concessão do benefício de auxílio-doença sem necessidade de perícia médica para casos de afastamento de até 180 dias.
A solicitação pode ser feita via aplicativo pelo segurado, facilitando o processo e reduzindo os gastos com pagamentos retroativos.
Mudança na estrutura de pagamento dos benefícios
Outra medida que a autarquia está estudando é a mudança nos parâmetros para a escolha dos bancos que serão responsáveis pelo pagamento dos benefícios.
A ideia é criar um seletivo ainda no segundo semestre deste ano, informou o presidente do INSS.
Meta para 2024
A ideia, de acordo com Stefanutto é que até 2024, 50% das concessões sejam feitas apenas por sistemas padronizados.
Para o presidente do INSS, a iniciativa resultará em uma economia significativa para o instituto e para o Governo Federal como um todo.
Em busca de um equilíbrio fiscal
A tentativa do INSS de equilibrar suas contas vem em um momento de restruturação fiscal pelo qual passa o Brasil.
O Ministério da Economia tem constantemente buscado maneiras de diminuir os gastos públicos para estabilizar as contas e buscar um futuro financeiramente mais sustentável para o país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)