INSS garante não suspender benefícios por falta de prova de vida presencial
Veja como os segurados foram afetados e o processo de comprovação que a instituição está adotando.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou uma declaração que tranquiliza aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração: nenhum destes grupos terá seu benefício suspenso devido à inexistência da prova de vida realizada presencialmente.
Cerca de 3 milhões de segurados receberam o comunicado
A necessidade de esclarecimento surgiu após o envio de um comunicado para quase 3 milhões de segurados, que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro e não tiveram suas informações validadas durante um cruzamento de dados realizado pelo órgão.
O comunicado gerou grande busca por atendimento nas agências do INSS.
INSS responsável por comprovar vida dos beneficiários
Atualmente, segundo a declaração do INSS, é de responsabilidade do próprio órgão comprovar que o beneficiário está vivo.
Para isso, é realizado um cruzamento de dados entre as informações do beneficiário e as bases de dados governamentais.
A busca ativa: estratégia do INSS para evitar a suspensão de benefícios
Na tentativa de minimizar a suspensão de benefícios de forma aleatória, o INSS tem como estratégia a busca ativa.
A prova de vida, nesse caso, é feita indo ao endereço fornecido pelo beneficiário no seu cadastro, reforçando a importância de manter seus dados sempre atualizados.
O INSS em busca de mais bases de dados
Conforme o INSS, a validação das informações do beneficiário é essencial para garantir a continuidade do pagamento dos benefícios.
Por esse motivo, o órgão está buscando mais bases de dados junto a diferentes instituições para ampliar o processo de cruzamento de informações.
Segundo a instituição, a ação visa a proteção dos direitos dos beneficiários e a prevenção contra fraudes, reforçando a importância do processo de prova de vida para a correta manutenção das aposentadorias e pensões.
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