INSS faz mutirões no Rio para concessão do BPC. Confira datas e locais
Pessoas interessadas devem agendar o atendimento prévio para concessão do benefício. As datas programadas são 13, 20 e 27 de janeiro.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) marcou quatro mutirões em agências da Região Metropolitana do Rio para atender pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).
As datas programadas são 13, 20 e 27 de janeiro.
Mutirões do INSS para concessão do BPC
Os atendimentos serão realizados com assistentes sociais do órgão em quatro agências da Previdência Social nos seguintes locais e datas:
- Dia 13, em Irajá, Zona Norte do Rio, com 180 vagas
- Dia 20, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, com 190 vagas.
- Dia 27, em Niterói, na Região Metropolitana, com 100 vagas.
- Dia 27, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, com 200 vaga.
Os atendimentos acontecerão entre 7h e 14h, com horário marcado.
As pessoas interessadas podem agendar o atendimento prévio para concessão do benefício pela internet, no site e aplicativo Meu INSS (Android e iOS) ou ligando para a Central 135.
Informações sobre o BPC/Loas
O BPC/Loas é concedido a pessoas com deficiência que têm uma renda familiar por pessoa de até 1/4 do salário mínimo (R$ 330), calculada com base em informações do Cadastro Único (CadÚnico).
O INSS paga mensalmente R$ 1.412 (sem o direito a 13º salário).
É importante esclarecer que não é necessário ter contribuído para o INSS ao longo da vida para ter direito ao pagamento, desde que sejam comprovados o critério de renda exigido e que a pessoa com deficiência não tenha condições de exercer uma atividade laboral.
No entanto, em caso de morte, o benefício não é convertido em pensão para os herdeiros.
Requisitos Adicionais
O benefício também é devido a pessoas acima de 65 anos que atendam aos critérios de baixa renda. No entanto, essas pessoas não serão atendidas no mutirão nas agências.
Segundo o INSS, é feita uma análise administrativa da renda e da composição familiar para verificar se o requerente atende aos critérios de concessão do BPC/Loas.
Neste caso, as pessoas não passam por avaliação de assistente social nem por perícia médica.
Fonte: Extra/Globo
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)