INSS: convocação para atualização cadastral
INSS convoca beneficiários do BPC e Auxílio-doença para atualização cadastral.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia desde o dia 1º de agosto a convocação de pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou o Benefício por Incapacidade Temporária (auxílio-doença).
O objetivo é atualizar seus cadastros ou inscrevê-los no Cadastro Único (CadÚnico).
Esta medida faz parte da revisão e apuração de irregularidades nos pagamentos por incapacidade, conforme informou o Ministério da Previdência Social.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um auxílio oferecido pelo INSS a idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social.
Este benefício garante um salário mínimo mensal ao idoso com mais de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.
Além disso, a pessoa não precisa ter contribuído para a Previdência Social, desde que atenda aos critérios de renda familiar estipulados.
Como saber se preciso atualizar o cadastro?
O INSS encaminhará avisos a todos que precisam atualizar seus dados.
A comunicação será feita através de SMS, notificação no aplicativo “Meu INSS”, ligação telefônica, carta com aviso de recebimento, extrato bancário ou ligação da central de atendimento.
Inicialmente, serão convocadas 505 mil pessoas, mas o total deve chegar a 1,25 milhã 6uo, conforme dados do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).
Além disso, serão chamados também os beneficiários que não atualizam seus dados há mais de 48 meses ou aqueles cuja renda familiar exceda o critério estabelecido.
A verificação de dados será o primeiro passo e, caso haja indícios de irregularidades, os beneficiários serão convocados a comparecer ao INSS.
Como fazer a atualização?
Os beneficiários devem se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sua cidade. Aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e ainda não estão inscritos no CadÚnico, estão recebendo notificações desde 1º de agosto para realizarem o cadastro.
Não é necessário ir ao Cras caso não tenha recebido uma notificação, e também não é necessário comparecer ao INSS.
A cada novo lote de revisão, os dados serão atualizados e poderão ser conferidos no aplicativo ou site do Meu INSS.
Não é preciso senha ou login, basta digitar o CPF no ícone “revisão de BPC” para verificar se o seu nome está no lote atual.
O que acontece se o beneficiário não atualizar o cadastro?
Quem não atualizar o cadastro no prazo de 30 dias após a notificação terá o pagamento do benefício bloqueado.
Ainda assim, o beneficiário tem a oportunidade de regularizar a situação, realizando a inclusão ou atualização no CadÚnico até o fim do prazo de suspensão, sem prejuízo no pagamento.
Caso o benefício seja suspenso, é possível solicitar a reativação apresentando a documentação exigida ao INSS.
- Documentos pessoais como identidade e CPF
- Laudos e exames médicos
- Receitas de medicamentos em uso contínuo, se houver
A perícia médica pode ser agendada pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou pela Central de Atendimento 135.
Cuidado com Golpes
O INSS alerta os beneficiários sobre a possibilidade de golpes.
É importante estar atento ao número de telefone oficial do INSS ((11) 2135-0135).
Em caso de dúvida, entre em contato com a Central 135 para verificar a autenticidade da comunicação.
O INSS não solicitará dados pessoais ou biometria facial dos beneficiários do BPC.
Fique sempre atento e verifique todas as informações diretamente nos canais oficiais do INSS para evitar fraudes.
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