INSS anuncia redução de juros em empréstimo consignado e dá dicas de segurança
INSS atualiza margens para empréstimo consignado Na última semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atualizou suas margens para empréstimo consignado, permitindo que beneficiários já possam checar os novos indicadores de limite disponíveis.
Na última semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atualizou suas margens para empréstimo consignado, permitindo que beneficiários já possam checar os novos indicadores de limite disponíveis.
Com a atualização das regulamentações, o teto para juros do empréstimo consignado com desconto em folha foi atualizado de 1,80% para 1,76%.
Assim, as taxas acumulam uma queda de 17,7% no acumulado do último ano.
De acordo com as regras do Instituto, aposentados e pensionistas têm a oportunidade de comprometer até 45% de seu benefício com esta modalidade de crédito.
Como conferir os índices atualizados no Meu INSS?
Os interessados em se informar sobre os novos índices podem acessar o aplicativo ou website do Meu INSS, onde é possível visualizar a relação de taxas e juros aplicadas por cada instituição bancária na segmentação de cartão de crédito consignado (RMC) e do cartão consignado de benefício (RCC).
Para esclarecer, as taxas só estão disponíveis para consulta caso a instituição financeira ofereça o respectivo serviço de crédito.
Benefício protegido contra fraudes
Visando a segurança de seus beneficiários, o INSS promove o bloqueio de contratações de serviço, permitindo que nenhuma ação de fraude possa ser realizada sem o conhecimento do beneficiário.
O processo de desbloqueio do benefício é também simplificado e pode ser realizado diretamente pelo beneficiário quando necessário.
O Instituto reforça que toda operação de empréstimo é uma transação comercial privada, sendo realizada exclusivamente entre a pessoa beneficiada e a instituição financeira escolhida, cabendo ao INSS apenas a operacionalização dos descontos previstos no benefício para o pagamento do crédito adquirido.
Dessa forma, o segurado deve desbloquear seu benefício para aquisição de empréstimos.
Caso se identifique alguma situação de empréstimos não solicitados, o beneficiário deve registrar reclamação no seguinte site mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon): https://www.consumidor.gov.br/
O Instituto informa ainda que, de forma preventiva, bloqueia qualquer benefício novo para contratação de empréstimos pelo período de 90 dias, contados a partir da data de concessão.
Este prazo poderá ser contornado pelo beneficiário através de solicitação de desbloqueio diretamente pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Ajustes e cuidados na contratação de empréstimo consignado
Em meio ao atual panorama, a orientação do INSS aos beneficiários é de que prestem atenção antes de contratar um empréstimo nesta modalidade.
O consignado é mais barato justamente porque conta com a garantia de pagamento, por meio das parcelas que são descontadas diretamente do benefício.
Nesse contexto, é imperativo compreender a finalidade do crédito e a porcentagem do salário que será comprometida com a dívida.
Por exemplo, com o novo salário-mínimo de R$ 1.412, a parcela do crédito pode chegar a um valor de R$ 494,20.
Por fim, é necessário levar em consideração os cuidados com fraudes e golpes financeiros no segmento, sendo necessário acionar a polícia mediante a identificação de qualquer irregularidade através de um Boletim de Ocorrência.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)