Inquérito das fake news é “mecanismo de autodefesa”, diz Barroso
O inquérito das fake news é um instrumento excepcional de autodefesa da democracia, disse hoje o ministro Luís Roberto Barroso, em defesa das investigações. “Os tribunais constitucionais são o ultimo bastião de resistência ao abuso de poder”, disse Barroso. Sem enfrentar ataques articulados e financiados ao tribunal e aos seus ministros, não haverá barreiras ao abuso de poder, afirmou o ministro...
O inquérito das fake news é um instrumento excepcional de autodefesa da democracia, disse hoje o ministro Luís Roberto Barroso, em defesa das investigações.
“Os tribunais constitucionais são o ultimo bastião de resistência ao abuso de poder”, disse Barroso. Sem enfrentar ataques articulados e financiados ao tribunal e aos seus ministros, não haverá barreiras ao abuso de poder, afirmou o ministro.
“Muitas vezes o caminho das democracias iliberais é um caminho que passa pelo desprestigiamento das instituições intermediarias. Quando você salta os mecanismos de intermediação e vai diretamente ao povo pelas redes sociais e o povo, pelas redes sociais, ataca as instituições intermediárias, você está abrindo o caminho para a erosão da democracia”, disse hoje Barroso.
Segundo ele, a democracia precisa de “mecanismos de autodefesa” para que suas instituições não sejam corroídas.
Caso contrário, disse ele, pode acontecer no Brasil o que aconteceu na Hungria: uma emenda constitucional que reduziu os poderes da Corte Constitucional foi aprovada e o tribunal “não fez o que deveria” e decidiu não julgar a emenda. E lá se constituiu uma “democracia iliberal”, analisou ele.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)