Inmet emite alerta vermelho para tempestade no RS
Segundo o comunicado do Inmet, há a previsão de um volume total de chuva que pode superar os 100 milímetros em 24 horas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho na manhã desta segunda-feira, 6, para a previsão de tempestades em áreas do Rio Grande do Sul. O estado tem enfrentado fortes temporais desde a semana passada, e o aviso de grande perigo é válido até terça-feira, 7.
Segundo o comunicado do Inmet, há a previsão de um volume total de chuva que pode superar os 100 milímetros em 24 horas, acompanhado por ventos acima de 100 km/h e queda de granizo. Além disso, existe um grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
O alerta abrange os municípios de Arroio Grande, Chuí, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. É importante que os moradores dessas regiões estejam atentos e tomem as precauções necessárias para garantir sua segurança.
Calamidade no Rio Grande do Sul
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul já deixaram 83 mortos confirmados até o momento. Além disso, há 111 pessoas desaparecidas e 291 feridos. Desde o dia 27, os temporais têm afetado mais de 850 mil pessoas no estado, segundo informações da Defesa Civil.
Atualmente, 129 mil pessoas estão desalojadas e cerca de 19 mil estão em abrigos. Esses números já superam a última tragédia ambiental no estado, ocorrida em setembro de 2023, quando 54 pessoas perderam suas vidas.
Queda na temperatura
Apesar das previsões indicarem uma melhora nas chuvas a partir de quarta-feira, 8, o Comando Militar do Sul (CMS) alertou para uma queda de temperatura . Isso pode acarretar um aumento nos casos de hipotermia entre as pessoas isoladas pelas chuvas que aguardam resgate, além de dificultar as operações.
Em algumas áreas do estado, de acordo com o CMS, a temperatura pode chegar a até 10°C.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)