Informe de rendimentos INSS 2024: Veja como aposentados e pensionistas podem ter acesso
Aposentados e Pensionistas do INSS já podem emitir informe de rendimentos para Imposto de Renda 2024
Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), incluindo aposentados e pensionistas, já podem começar a se organizar para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. Com o ano de 2024, já quase encerrando o segundo mês, a hora de prestarem contas à Receita Federal está se aproximando para aqueles cujos rendimentos estão acima do limite de isenção do Imposto de Renda.
Como funciona a entrega da declaração do IRPF 2024 e critérios?
A entrega da declaração do IRPF de 2024, referente aos rendimentos de 2023, será entre os dias 15 de março e 31 de maio. De acordo com as normas fiscais, devem declarar os contribuintes que totalizaram rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 em 2023, o que representa cerca de dois salários mínimos por mês.
Como obter o informe de rendimentos para o IRPF 2024?
O informe de rendimentos para declarar o IRPF 2024, que lista os ganhos do contribuinte em 2023, já está disponível a partir de 24 de fevereiro de 2024. Os segurados podem acessar este documento pelo site do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS. O informe de rendimentos também pode ser acessado por meio do banco em que o beneficiário recebe o pagamento. Veja a seguir um passo a passo de como emitir o informe de rendimentos:
- Acesse o site: meu.inss.gov.br;
- Clique em “Entrar com Gov.br”;
- Insira o CPF para fazer o login ou cadastrar senha;
- Desça a tela e encontre a aba “Outros Serviços”;
- Nela, clique em “Ver Mais”;
- Clique no ícone com a frase “Extrato do Imposto de Renda”;
- Selecione o ano-calendário 2023;
- Escolha o extrato que deseja;
- Salve o documento em PDF.
Essa organização prévia pode auxiliar na facilidade e agilidade de preenchimento da declaração de Imposto de Renda. Vale ressaltar que a declaração correta e dentro do prazo evita cair na malha fina da Receita Federal e possíveis prejuízos aos contribuintes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)