Índios recebem dinheiro do governo para protestar contra o governo
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), resolveu bancar a viagem dos índios que, na próxima semana, estarão em Brasília para o Acampamento Terra Livre...
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), resolveu bancar a viagem dos índios que, na próxima semana, estarão em Brasília para o Acampamento Terra Livre.
O tal acampamento é organizado por grupos de esquerda, ONGs internacionais e tem também a participação de partidos como o PSOL. O protesto, claro, será contra o governo federal. Michel Temer decidiu demitir nesta semana o presidente da Funai, Franklimberg Ribeiro de Freitas.
Em um áudio obtido pelo site, uma liderança indígena diz que “vamos ocupar palácio, protestar contra ruralista e contra mudança na Funai”.
“A Sesai vai ajudar. Vai mandar passagem e diária”, acrescenta o índio.
A Sesai é responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígena. O atual secretário, Marco Antônio Toccolini, disparou um convite (veja abaixo) convocando para o ato em Brasília.
Apuramos que os gastos com essas viagens podem chegar a meio milhão de reais (veja uma solicitação abaixo).
ATUALIZAÇÃO: O Ministério da Saúde enviou a O Antagonista a seguinte nota de esclarecimento:
1- A presença de presidentes dos 34 Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi) e representantes de algumas associações indígenas em Brasília, entre os dias 18 e 27, diz respeito à convocação extraordinária do Fórum de Presidentes de Condisi (FPCondisi). Com a finalidade de otimizar recursos, foramacrescidos à reunião extraordinária: a participação dos presidentes no processo de Chamamento Público das conveniadas; as reuniões dos Grupos de Trabalho da revisão da Política Nacional de Atenção aos Povos Indígenas e do Modelo de Contratação na Saúde Indígena, além da reunião com a Comissão Intersetorial de saúde Indígena do Conselho Nacional de Saúde para tratar da 6º Conferência Nacional de Saúde Indígena;
2- De acordo com o Regimento Interno do FPCondisi, são realizadas quatro reuniões anuais, além das extraordinárias; a convocação extraordinária na semana de realização do Acampamento Terra Livre é uma demanda do Fórum, por entenderem se tratar de um espaço legítimo, de participação democrática e construtiva do Movimento Indígena Brasileiro. Assim, são discutidas pautas específicas da saúde dos povos indígenas durante toda a programação do evento, não sendo possível excluir a instância máxima do controle social da pauta; o Ministério da Saúde apoia a participação de representantes indígenas nessas esferas de discussão por acreditar que esta participação reforça os debates em torno da construção de um modelo de assistência cada vez melhor às comunidades tradicionais;
Vale ainda destacar que apoiar, e aqui entende-se também como custear, as ações de controle social na saúde indígena, é uma das missões do Ministério da Saúde, prevista na PNAPSI.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)