Indígenas querem ministério próprio, fora de pasta para Povos Originários
A deputada Joênia Wapichana (Rede-AP) defendeu a criação de um ministério exclusivamente indígena em lugar de uma pasta que englobe todos os povos originários, como prometido por Lula (PT) na campanha...
A deputada Joênia Wapichana (Rede-AP) defendeu nesta quarta-feira (23) a criação de um ministério exclusivamente indígena, em lugar de uma pasta que englobe todos os povos originários. O “Ministério dos Povos Originários” é uma promessa de Lula (PT) desde o início da campanha.
“Cada um tem um espaço. Tem espaço para todo mundo. Não necessariamente incluir toda diversidade porque os povos indígenas têm uma legislação diferenciada, tem uma relação diferenciada com a questão administrativo e política. Tem uma questão específica a Constituição. Igual aos quilombolas que tem questões especificas”, falou.
De acordo com a parlamentar, que integra a equipe de trabalho dos Povos Tradicionais na transição, esta pauta é defendida por parte do grupo e será apresentada como sugestão a Geraldo Alckmin.
O Brasil tem catalogados 28 povos e comunidades tradicionais. Além dos indígenas (que por si só se dividem em 305 grupos e etnias diferentes), os quilombolas, ciganos e pescadores artesanais, povos de terreiro e quebradeiras de babaçu integram a classificação. Todos eles estariam, em tese, debaixo do guarda-chuva de um futuro MPO.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)