Incêndios atingem via de acesso ao Pantanal no Mato Grosso
Os incêndios no Pantanal estão se alastrando e chegaram à rodovia Transpantaneira, a principal via de acesso ao bioma no estado do Mato Grosso. Essa situação tem preocupado tanto os proprietários de fazendas quanto os moradores que dependem do turismo na região...
Os incêndios no Pantanal estão se alastrando e chegaram à rodovia Transpantaneira, a principal via de acesso ao bioma no estado do Mato Grosso. Essa situação tem preocupado tanto os proprietários de fazendas quanto os moradores que dependem do turismo na região.
Segundo informações atualizadas, até o momento, mais de um milhão de hectares do Pantanal já foram consumidos pelo fogo em 2023, o triplo do registrado durante todo o ano de 2022. Diante desse cenário devastador, os bombeiros têm trabalhado incansavelmente para combater as chamas, inclusive durante a noite.
Segundo reportagem do G1, uma das estratégias adotadas pelos agentes é a criação de aceiros, que consistem em faixas de limpeza da vegetação, com o intuito de impedir a propagação do fogo. Ao todo, 256 pessoas estão envolvidas nessa operação, enfrentando altas temperaturas acima dos 40°C e ventos fortes que intensificam a propagação das chamas.
Além disso, vale ressaltar que o Pantanal está enfrentando um recorde alarmante de focos de incêndio em novembro. Em apenas 15 dias deste mês, já foram registrados cerca de 3 mil focos, o que representa um aumento de 30% em relação ao recorde anterior para o mês inteiro.
De acordo com dados divulgados pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da UFRJ, desde janeiro deste ano até agora, aproximadamente 7% do Pantanal já foi consumido pelo fogo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)