Incêndio no maior parque natural urbano do Norte/Nordeste
Grande incêndio atinge o Parque do Cocó, em Fortaleza. O incêndio já atingiu a extensão de quatro campos de futebol, de acordo com o Corpo de Bombeiros
Grande incêndio atingiu o Parque do Cocó, em Fortaleza.
Na noite de quarta-feira, 17, o Corpo de Bombeiros já havia debelado um foco de incêndio, mas na manhã desta quinta, 18, novas chamas atingiram o parque.
O incêndio já atingiu a extensão de quatro campos de futebol, de acordo com o CBMCE. Fotos e vídeos feitos pelos moradores de edifícios da região mostram a fumaça e o odor é sentido em diversos bairros da capital do Ceará.
A área do incêndio é cercada por vegetação e não há acesso para as viaturas dos bombeiros. O vento forte e o capim seco estão facilitando a difusão do fogo, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema)
Nas redes sociais, o governador Elmano de Freitas (PT) comentou sobre as providências em relação ao incêndio.
“Nossas equipes do CB [Corpo de Bombeiros] trabalham para controlar o fogo, com o reforço de brigadistas da Secretaria do Meio Ambiente e de policiais militares que integram o Batalhão Policial do Meio Ambiente (BPMA). O Cocó é um patrimônio ambiental do nosso Ceará e tem que ser preservado”, escreveu.
Saiba mais sobre o parque do Cocó
É o maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste e o quarto da América Latina, sendo o maior fragmento verde da capital cearense, com extenso manguezal e dunas milenares no entorno.
É considerado de grande importância tanto para a cidade, como para a biodiversidade que é protegida dentro de suas bordas. Contendo diversas espécies de vida animal e vegetal endêmicas e ameaçadas, ele é considerado a herança cultural e ecológica mais importante de Fortaleza.
Incêndio anterior no parque do Cocó
Em novembro de 2019 o parque do Cocó, em Fortaleza, também foi atingido por um incêndio de grandes proporções. O fogo atingiu 46,2 hectares do parque.
Em outubro de 2022 outro incêndio atingiu a vegetação do parque. Moradores tiveram que deixar as casas por conta da fumaça e populares usaram baldes para tentar conter o fogo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)