Imposto de Renda 2024: saiba quando você receberá a restituição
Entenda como e quando você receberá a restituição do Imposto de Renda em 2024.
A partir do fechamento do prazo para a entrega do Imposto de Renda, em 31 de maio de 2024, os contribuintes aguardam com expectativa o pagamento da restituição.
Esse valor, correspondente ao excedente de imposto que foi pago indevidamente ao longo do ano, é devolvido pela Receita Federal diretamente na conta bancária detalhada pelo contribuinte em sua declaração.
O processo de devolução do imposto envolve uma série de passos e critérios que determinam a ordem e a data dos pagamentos em diferentes lotes.
É importante entender esses detalhes para saber quando e como você será beneficiado pela restituição. A seguir, explicaremos os principais pontos desse processo.
Quem tem prioridade na restituição do Imposto de Renda?
Para promover justiça e atender casos mais sensíveis primeiramente, a Receita Federal estipulou prioridades na ordem dos pagamentos.
São considerados prioritários idosos acima de 80 anos, pessoas com 60 anos ou mais que possuem doenças graves, professores cuja maior fonte de renda seja o magistério, e aqueles que entregaram a declaração de modo antecipado ou utilizaram o recebimento via conta PIX.
Como verificar se a restituição será recebida em breve?
Existem algumas maneiras de conferir o status da sua restituição.
Uma das mais eficientes é usar o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para diferentes plataformas móveis, que permite consultas rápidas desde que você possua uma conta Gov.br de nível ouro ou prata.
Além disso, o site da Receita Federal e o portal e-CAC oferecem ferramentas para consulta que detalham o status da declaração e eventuais pendências.
Calendário de restituição do Imposto de Renda 2024
- 1º lote: 31 de maio de 2024
- 2º lote: 28 de junho de 2024
- 3º lote: 31 de julho de 2024
- 4º lote: 30 de agosto de 2024
- 5º lote: 30 de setembro de 2024
Para aqueles que caíram na malha fina e realizaram a correção das informações, a Receita Federal também divulga datas específicas para os lotes residuais.
Estes são distribuídos nos últimos meses do ano e no início do ano seguinte.
Passos para consultar o valor da restituição
O valor exato a ser recebido pode ser consultado através dos mesmos canais digitais mencionados anteriormente.
Durante a declaração, esses valores são calculados e já aparecem nas telas de conclusão, proporcionando uma antecipação do montante a ser recebido.
É fundamental que a conta bancária fornecida esteja correta e ativa, para evitar contratempos no recebimento.
Seguindo essas diretrizes e mantendo-se informado através dos canais oficiais, os contribuintes podem gerenciar suas expectativas e planejar melhor seu orçamento ao saber exatamente quando e quanto receberão de restituição do Imposto de Renda.
Informar-se é a melhor forma de garantir que você aproveite seus direitos financeiros plenamente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)