“Imaturo” contra “sem caráter”: a treta entre Nikolas e Irajá Abreu
Parlamentares trocam farpas na internet or causa do o pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes
Ganhou sobrevida na internet a troca de farpas entre o deputado Nikolas ferreira (PL-MG) e o senador Irajá Abreu (PSD-TO). O tocantinense reagiu ao post em que o deputado bolsonarista pede que parlamentares do PSD sejam pressionados a se posicionar sobre o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. O nome de Irajá surge em uma lista ao lado de colegas de partido, em um vídeo no qual o deputado bolsonarista pede que candidatos a prefeito apoiados por senadores ‘indecisos’ quanto ao impeachment não recebam votos nas próximas eleições
A resposta de Irajá para Nikolas foi: “quero dizer ao deputado Nikolas Ferreira, que lhe falta muita maturidade na vida e na política. […] Pare de se comportar como um adolescente mimado e revoltado querendo tocar fogo no país”.
Irajá rebateu a fala de Nikolas sobre as pressões pelo apoio ao impeachment do ministro Alexandre de Moraes dizendo que não há nenhuma votação nesse sentido em tramitação no Senado. “Você está criando uma fake news”, acrescentou.
“Indecisos”
O argumento tem sido utilizado por senadores “indecisos”, embora o posicionamento pelo impeachment possa ocorrer independentemente da apreciação do pleito pelo plenário do Senado. A oposição conta com a manifestação de parlamentares como método de pressão sobre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que detém poder sobre a pauta da Casa Alta.
Para Nikolas, Irajá “perdeu a oportunidade de ficar calado. Me chamar de imaturo? Você é um maduro que bloqueou os comentários. O que te falta é consistência e caráter”.
Quem começou?
As declarações foram dadas em uma série de vídeos postados nas redes sociais dos parlamentares. A primeira postagem, encabeçada por Nikolas Ferreira fazia menção a postura de parlamentares do PSD, partido liderado por Gilberto Kassab. Entre, os 28 senadores que não se posicionaram favoráveis ou contrários ao impeachment do ministro, 10 fazem parte da legenda.
Para Irajá, ao expor o partido, Nikolas atacou “a honra e a história de líderes nacionais importantes.Talvez você não tenha aprendido valores como o respeito às pessoas mais velhas e mais experientes”, disse o senador em resposta ao deputado.
Pedido de impeachment de Moraes
Na análise de Nikolas, o partido de Irajá é um dos responsáveis pelo ‘estagnação’ do número de 36 senadores que se manifestam pelo impeachment do magistrado.
O levantamento foi feito pela oposição no Congresso Nacional, que pressiona o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para que o pedido de impeachment seja apreciado pelo plenário.
Apesar da “campanha” de Nikolas contra o partido liderado por Kassab, parlamentares da base governista, alguns do próprio PSDB, também passaram a apoiar o impeachment do magistrado, é o cado de Alessandro Vieira (MDB-SE), Lucas Barreto (PSD-AP), Vanderlan Cardoso (PSD-GO) e até o vice-líder do governo Lula, Jorge Kajuru (PSD-MG).
Os senadores, no entanto, não assinam o pedido de impeachment. Caso seja apreciado pelo plenário, eles atuam como julgadores. No total, 153 deputados assinam o pedido de impeachment, acompanhado por 1,5 milhão de assinaturas de brasileiros
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)