Ifood registra mais de 13 mil denúncias contra entregadores
Descubra sobre o aumento alarmante nas denúncias de violência enfrentada pelos entregadores do iFood na matéria.
As ameaças e violências contra entregadores de aplicativos de delivery têm sido cada vez mais frequentes. Esta realidade é confirmada pela unidade brasileira do iFood, que relatou mais de 13 mil denúncias de agressão contra seus entregadores em 2023.
Dados Perturbadores sobre a Violência Contra Entregadores de App
Nos primeiros meses do ano, a empresa já arquivou 13.576 queixas, sendo que mais da metade foram reportadas apenas nos seis primeiros dias de março. A situação de Nilton Ramon de Oliveira, um entregador do app iFood de 25 anos, foi emblemática deste cenário.
Oliveira foi baleado na última segunda-feira (4) de março, quando realizava uma entrega na Vila Valqueire, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O incidente ocorreu após o cliente se recusar a descer à porta, um tipo de ocorrência que representa 16% dos casos atendidos pelo Centro Psicológico e Jurídico do iFood.
Medidas de Apoio ao Entregador por parte do iFood
Seguindo essa linha, a companhia garantiu que aconselha os entregadores a descarregar o pedido no primeiro ponto de contato disponível – seja o portão de uma casa ou na portaria do prédio.
Desde a criação da Central de Apoio Psicológico e Jurídico do iFood, 167 colaboradores receberam auxílio através dos serviços gratuitos de assistência jurídica e/ou psicológica. Destes atendimentos, 36 foram no estado de São Paulo, onde a maior incidência é de agressão física, com 33%, seguido por discriminação (22%) e ameaça, com 19%.
Conscientização e Prevenção
Em um comunicado à imprensa, o iFood afirmou que tem tomado providências para prevenir estes incidentes. No ano passado, a empresa iniciou um projeto de conscientização em parceria com o Secovi Rio (Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro), para instruir moradores e capacitar porteiros e síndicos de condomínios da cidade.
Além disso, a empresa estabeleceu uma colaboração com o Black Sisters in Law (BSL), um coletivo de advogadas negras que oferece assistência para profissionais vítimas de qualquer tipo de violência.
Com medidas em andamento para combater esse problema, a esperança é de que o número de ocorrências envolvendo violência contra entregadores de aplicativos possa ser reduzida significativamente nos próximos meses.
Continuação de Ações
Estas ações não são apenas uma postura corporativa adotada pela empresa, mas refletem um compromisso contínuo em garantir a segurança de todos os funcionários que representam o iFood. Com as devidas diligências sendo realizadas, é possível criar um ambiente de trabalho mais seguro para nossos entregadores no futuro.
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