IBGE: “Ninguém sabe quantos presos há no Brasil”
Todos os dados sobre população carcerária que você tem lido ou escutado nos últimos dias são meros chutes: nenhuma autoridade brasileira sabe dizer ao certo quantos presos existem no país...
Todos os dados sobre população carcerária que você tem lido ou escutado nos últimos dias são meros chutes: nenhuma autoridade brasileira sabe dizer ao certo quantos presos existem no país.
“O sistema de informações dos presídios brasileiros se parece com um queijo suíço: cheio de buracos. Ninguém sabe quantos presos há no Brasil nem os detalhes de cada região. São muitas falhas, muitas manipulações. Trata-se de um tema de política social bastante sensível tratado de uma forma completamente desintegrada: temos 27 unidades da Federação e cada uma delas cria sua estatística à sua moda”, resumiu a O Antagonista o presidente do IBGE, o economista Paulo Rabello de Castro.
Em 20 de dezembro do ano passado, 12 dias antes da carnificina de Manaus, ele esteve por duas horas com a ministra Cármen Lúcia tratando justamente da necessidade de realizar um censo carcerário no Brasil com urgência.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)