Hotéis vazios no primeiro 7 de Setembro pós-Bolsonaro
Durante a gestão de Jair Bolsonaro, os desfiles de 7 de setembro em Brasília mobilizaram milhares de pessoas de todo o país, para prestigiar o evento, envolto pela atmosfera política. A onda patriótica passou...
Durante a gestão de Jair Bolsonaro, os desfiles de 7 de setembro em Brasília mobilizaram milhares de pessoas de todo o país, para prestigiar o evento, envolto pela atmosfera política. A onda patriótica passou. Neste ano, as reservas em hotéis da capital caíram 30% em relação ao ano passado.
O dado é da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Distrito Federal (Abih-DF) e foi divulgado por O Globo. O levantamento leva em conta informações de 20 hotéis e 4.254 apartamentos, pesquisados entre os dias 6 e 7. Os hotéis de Brasília terão apenas 43% de sua capacidade ocupada neste feriado, longe dos 73% de 2022 e ainda mais distante dos 83% de 2021.
Segundo a associação, a busca por hotéis ainda pode aumentar, mas não deve ultrapassar 50% da capacidade.
O presidente da Abih-DF, Henrique Serieven, disse a O Globo que “não há surpresas”. “Não havia uma expectativa de ocupação elevada em função das características históricas da cidade nesta época do ano e pelo cenário político. Tivemos nesses dois últimos anos um 7 de setembro com uma movimentação turística que não ocorreu em função de uma data cívica, mas sim de um movimento político”, comentou.
Lula trata o feriado da Independência de forma protocolar. Ontem, durante sua live semanal, disse que os militares se apoderaram do 7 de Setembro durante a ditadura. “O que aconteceu no Brasil é que, como nós tivemos, durante 23 anos, o regime autoritário, e na verdade é que os militares se apoderaram do 7 de setembro, deixou de ser uma coisa da sociedade como um todo. O que nós estamos querendo fazer agora, com a participação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, é voltar a fazer um 7 de Setembro de todos“, disse o presidente.
O petista destacou a importância da comemoração. “É uma festa importante, que [celebra o fato de que] o Brasil conquistou soberania diante do país colonizador. Eu sempre gostei do 7 de Setembro, eu acho que é uma data importante para nós, para a nossa independência (…) O 7 de Setembro é o dia da gente comemorar a nossa autonomia diante da coroa, este foi o grande feito. Nós somos donos de nós mesmos“, disse o presidente.
A depender de suas expectativas, o feriado vai ser um dia bom, pacífico e normal. As instituições militares estão se preparando para um esquema de segurança reforçado para a comemoração da Independência em Brasília.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)