Horas após tempestade, capital paulista continua sem energia
Chuva continua causando transtornos na capital
Uma tempestade intensa que atingiu diversas regiões do estado de São Paulo na última segunda-feira (8), deixou milhares de pessoas sem fornecimento de energia elétrica. Segundo a Enel, concessionária responsável pelo serviço, cerca de 70% dos clientes afetados tiveram seu fornecimento restabelecido até a manhã seguinte.
Os fortes ventos, que atingiram velocidades de até 76 km/h, causaram quedas de árvores e galhos, danificando segmentos da rede elétrica. As áreas mais prejudicadas foram as cidades de São Paulo e Santo André.
Estragos significativos
Na capital paulista, bairros como Moema, Vila Nova Conceição, Jardim Paulista, sofreram cortes de energia. Houve relatos de cortes por mais de 17 horas em alguns imóveis.
Nos Jardins, região oeste de São Paulo, alguns pontos seguiam sem luz na manhã de terça-feira. No bairro, houve diversas quedas de árvores e várias ruas foram alagadas, expondo fios da rede elétrica.
Resposta da Enel
Em resposta ao cenário caótico, a Enel informou que aumentou o número de equipes em campo e realizou manobras remotas, através do sistema de telecomando, para minimizar os impactos aos clientes. A concessionária relatou que cerca de 800 equipes permaneceram ao longo do dia trabalhando para restabelecer a energia para todos.
Além da falta de energia, o forte vento derrubou a estrutura metálica usada na manutenção da marquise do Parque Ibirapuera, deixando ao menos quatro pessoas feridas, conforme informou a Defesa Civil.
Consequências do temporal
O temporal que atingiu São Paulo em 3 de novembro de 2023 deixou 2,1 milhões de clientes sem energia em 24 cidades da região metropolitana de São Paulo. Parte desses clientes ficou até uma semana sem fornecimento.
Na ocasião, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) pediu o cancelamento do contrato com a Enel. Além disso, o Ministério da Justiça abriu um processo administrativo contra a concessionária pelo ocorrido.
Se a previsão do tempo se confirmar, nesta terça-feira haverá sol e sensação de abafamento em todo o estado. No entanto, durante o dia, essa combinação de calor e umidade pode gerar condições para novas pancadas de chuva forte, acompanhadas de raios e ventos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)