Horário de verão “deixou de se justificar pelo setor elétrico”
O horário de verão termina neste fim de semana. E pode não voltar. O Ministério de Minas e Energia encaminhou uma nota técnica para a Casa Civil na qual sinaliza...
O horário de verão termina neste fim de semana.
E pode não voltar.
O Ministério de Minas e Energia encaminhou uma nota técnica para a Casa Civil na qual sinaliza, segundo O Globo, que o horário de verão “deixou de se justificar pelo setor elétrico” e pede para “que o assunto seja submetido a superior consideração do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, objetivando a competente tomada de decisão” quanto à avaliação da pertinência da manutenção desta política de governo.
Ela vem deixando de ser eficaz para economizar energia por causa da mudança no perfil do consumo dos brasileiros.
“Muita gente deixou de ter um horário tradicional de trabalho, chegando em casa mais tarde. Outro fator importante, segundo o MME, é a intensificação do uso de equipamentos como o ar-condicionado. De acordo com a pasta, o melhor aproveitamento da iluminação natural reduz o consumo e a demanda energética enquanto que o aumento da temperatura intensifica a utilização de equipamentos de condicionamento de ar, aumentando o consumo.
‘Estes efeitos devem ser avaliados conjuntamente e, para os estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil foi constatada neutralidade dos impactos do horário de verão do ponto de vista do sistema elétrico’, informou.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)