Honda Elite 125: A Scooter repaginada que ganhou o coração dos iniciantes
A Honda Elite 125, uma scooter elegante e econômica, oferece design sofisticado, facilidade de direção e eficiência de combustível para deslocamentos urbanos
Fácil de pilotar, o scooter de entrada da Honda foi completamente repaginado e segue atendendo com competência aos iniciantes no mundo das motos. Confira as nossas primeiras impressões sobre o Honda Elite 125!
O Elite 125 foi lançado em 2018 como uma nova opção para o segmento de entrada, juntando-se ao PCX no line-up de scooters da Honda. Desde então, já são mais de 110 mil unidades comercializadas. Para a linha 2025, o modelo passou por sua primeira reformulação, recebendo um novo visual, mudanças no chassi e um pacote com mais itens de série – sem perder a simplicidade na tocada.
Segundo a marca, o modelo é a primeira moto de 62% de seus clientes. Deste total de compradores, 60% são mulheres e 62% têm entre 30 e 49 anos. Isso se traduz em novos motociclistas buscando facilidade na pilotagem com custo acessível.
Leveza e eficiência no Honda Elite 125
A leveza sempre foi um dos pontos altos do Elite, e esse aspecto ficou ainda mais evidente, seu peso é quatro quilos mais leve que a versão anterior, totalizando 100 quilos (peso seco). Essa virtude é mais notável na dianteira do scooter, facilitando a utilização na cidade, principalmente nas mudanças de direção rápida, como em desvios de obstáculos do dia a dia, ele tem uma tocada bem dinâmica.
A distância entre-eixos e altura em relação ao solo também aumentaram na comparação com o modelo anterior, contribuindo para a estabilidade e na transposição de obstáculos. As rodas permanecem com aro de 12 polegadas na dianteira e 10 na traseira, por isso ainda é preciso ter cuidado com buracos mais fundos, comuns nas grandes cidades.
Quais são as novidades do Honda Elite 125 2025?
O Honda Elite 125 2025 tem um novo motor monocilíndrico com a tecnologia eSP (Enhanced Smart Power), que utiliza componentes com menor índice de atrito para obter melhor desempenho e economizar combustível. São 123,9 cm³ de capacidade que entregam 8,2 cv de potência a 6.250 rpm e 1,06 kgf.m de torque a 5.000 rpm, ou seja, os picos são atingidos em menor rotação. Vale lembrar que ele já está adequado ao Promot5, que entra em vigor ano que vem. O câmbio é o tradicional automático tipo CVT.
Segundo a Honda, o novo Elite atinge 89 km/h de velocidade máxima e é capaz de fazer até 49,9 km/l de consumo médio. No teste dinâmico, cheguei a bater os 92 km/h no painel e o consumo bateu os 42 km/l. Como sou pesado (125 quilos), a diferença no consumo é justificada. Comigo nas subidas, ele perdia embalo e eu ficava para trás do pelotão.
O novo painel do Honda Elite 125
Outro recurso que colabora com a economia de combustível é o Idling Stop, que desliga o motor em paradas breves, religando-o com um leve toque no acelerador. O novo painel trocou o mostrador único por um com duas telas em LCD, com indicador de pilotagem econômica. Mais uma novidade bacana para o novo Elite é o lampejador do farol, item importante para aumentar a segurança.
Freios e suspensões atualizados
O freio ganhou disco tipo wave na dianteira, enquanto atrás o tambor foi mantido. O sistema é combinado e está bem dimensionado para as prestações do Elite. Vale destacar que seu principal concorrente, o Fluo, da Yamaha, tem ABS na roda dianteira.
As suspensões deram conta do recado, copiando bem as irregularidades do asfalto, proporcionando estabilidade ao scooter. A dianteira segue com o mesmo padrão do anterior, enquanto a traseira recebeu amortecedores em posição mais vertical, com três níveis de ajustes na pré-carga da mola.
As rodas também preservaram as medidas da geração anterior, mas agora utilizam pneus Pirelli Angel Scooter nas medidas 90/90-12 e 100/90-10 respectivamente, macios, de boa aderência e com um desenho que promete bom desempenho em piso molhado.
Espaço para bagagens e tanque de combustível
O espaço sob o assento do Elite 125 ficou mais largo, agora tem 15,2 litros de capacidade, suficiente para um capacete aberto. A forma de acessar o compartimento também mudou: antes o destravamento era através de pressão na chave, agora é através de um botão instalado ao lado do contato.
O mesmo procedimento também é usado para abrir o tanque de combustível, que teve o bocal reposicionado, agora instalado sobre a lanterna traseira. Posição que facilita o acesso, já que não é preciso levantar o banco, mas inviabiliza a instalação de um bauleto. Nesse sentido, a Honda afirma que está trabalhando em uma solução em conjunto com a Givi, e que em breve ela chegará ao mercado.
O frontal interno ganhou um segundo gancho na parte da frente sob o banco, o que lhe dá maior capacidade para transporte de volumes. Além disso, o Elite ainda traz um porta-luvas sob o guidão para pequenos objetos, porém, sem tampas.
Opções de cores e preços do Honda Elite 125
O modelo 2025 do Elite 125 está disponível em quatro opções de cores: branca, vermelha, prata e azul metálica. O preço sugerido é de R$ 12.966 mais o frete de sua região, o que faz do Elite um scooter bastante acessível. Sua configuração confere economia de combustível e muito estilo.
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