Honda CBX 750F, o clássico “Sete Galo” que maravilhou o Brasil
Conheça a Honda CBX 750F, a moto esportiva que marcou uma geração no Brasil.
Em abril de 1986, a Honda lançou no Brasil uma das motos mais icônicas da história: a CBX 750F. Inicialmente limitada a apenas 800 unidades importadas do Japão, essa moto se tornou um verdadeiro símbolo de esportividade. Essa reputação foi reforçada por quebrar o jejum de importações de motos de alta cilindrada no país, que estava proibido desde 1976.
Em 1987, a CBX 750F passou a ser fabricada no Brasil, já que até então todo o estoque vinha do Japão. A moto era equipada com um motor de 747 cm³, quatro cilindros em linha, 4 tempos e 16 válvulas, gerando 82 cv. Essa configuração fez com que ela recebesse o apelido de “7 Galo”, uma referência tradicional do jogo do bicho no Brasil.
Honda CBX 750F: Desempenho e características
O motor da CBX 750F é um quatro cilindros de 747 cm³, quatro tempos, alimentado por 4 carburadores de 34 mm e refrigerado a ar, que desenvolve a potência máxima de 82 cv. Aliado ao bom torque de 6,5 kgfm (a 8.000 rpm) e ao câmbio manual de seis marchas com transmissão por corrente, a moto oferece uma boa dose de esportividade e desempenho.
Um belo exemplar que ilustra esta reportagem é uma CBX 750F 1990/1990, do advogado e empresário Mário Lobo Piller Neto. Adquirida há três anos de um amigo, o modelo tinha apenas 62 mil km rodados e passou por uma minuciosa restauração, incluindo partes elétricas e mecânicas, além da troca dos pneus.
Restauração da Honda CBX 750F: Um desafio e tanto
Restaurar uma Honda CBX 750F não é tarefa fácil. Neto conta que o maior desafio foi encontrar um alternador, uma peça muito difícil de achar. “Levei o alternador a uma oficina especializada para recondicionamento, mas, sem sucesso, uma outra empresa conseguiu fornecer uma nova unidade”, explica. Busca por peças originais e de reposição geralmente exige paciência e dedicação, tornando o processo de restauração um autêntico desafio.
Qual o valor de uma Honda CBX 750F restaurada?
A “Sete Galo Indy” de 1990 altamente colecionável está à venda por R$ 60 mil. Neto ainda possui outras motos clássicas da Honda, como uma CB 450 de 1987 e uma Shadow de 1998, ambas com placa preta e não disponíveis para venda. “O grande problema são as peças. Para Yamaha e Suzuki até se encontra fácil. Agora, para Kawasaki e Honda, é preciso uma dose extra de paciência”, afirma.
A paixão por motos clássicas da Honda
Neto é um verdadeiro apaixonado por motos clássicas da Honda. Sua coleção inclui modelos em perfeito estado de conservação e restaurados com todo o cuidado necessário para manter a originalidade e performance. Cada peça e cada detalhe são um testemunho de sua dedicação e amor por essas máquinas históricas.
Principais Características da Honda CBX 750F
- Motor: 747 cm³, quatro cilindros em linha, 4 tempos, 16 válvulas
- Potência: 82 cv
- Torque: 6,5 kgfm a 8.000 rpm
- Transmissão: Manual de seis marchas com transmissão por corrente
A Honda CBX 750F continua sendo um símbolo de esportividade e resistência, um verdadeiro clássico que conquistou e ainda conquista inúmeros aficionados por motociclismo no Brasil e no mundo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)