Homem é preso por planejar atentado em Brasília
Lucas Ribeiro Leitão, de 30 anos, foi detido após Polícia Civil do Distrito Federal receber denúncias anônimas
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu neste domingo, 29, Lucas Ribeiro Leitão, 30 anos, corretor de imóveis de Fortaleza (CE), sob suspeita de planejar um atentado em Brasília.
A prisão ocorreu na Bahia, próximo à divisa com Goiás, após investigações iniciadas no sábado, quando a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (DPCev) recebeu denúncias anônimas.
O suspeito, que viajava de carona em um caminhão, foi monitorado pela equipe policial, que conseguiu localizar e efetuar sua prisão temporária.
Durante a abordagem, foi encontrada uma faca com o investigado. Ele teria manifestado intenções de realizar ataques com “graves consequências” na capital federal, utilizando “táticas militares”.
Em postagens nas redes sociais, Lucas ameaçou um “ataque cirúrgico” e afirmou que aumentaria a segurança de Brasília em até “400 vezes”. O homem também publicou que sua intenção era “botar fogo” na cidade.
O suspeito está sob custódia da Polícia Civil do DF, à disposição da Justiça.
A Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento da Polícia Civil do DF foi criada em novembro de 2024, pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), após o atentado na Praça dos Três Poderes, protagonizado por Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França.
A unidade tem como objetivo prevenir novos ataques semelhantes.
Para a criação da unidade, foram designados dois delegados e 23 policiais, além de criar uma estrutura com cartório, seções de análise técnica, fontes humanas, investigação cibernética e operações, com a missão de mapear e combater tentativas de atentados no Distrito Federal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)