“Hoje, qualquer dos integrantes [do STF] sai à rua?”
Ministro aposentado do STF, Marco Aurélio Mello apontou a parcela de culpa do tribunal na derrubada da Lava Jato: "Se esmoreceu o combate à corrupção"
O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello (foto) fez um balanço da Lava Jato em entrevista ao Estadão e apontou a parcela de culpa do tribunal na derrubada da operação.
“Quando se concluiu, por exemplo, que o juízo da 13.ª Vara Criminal do Paraná não seria competente, se esmoreceu o combate à corrupção. Aí talvez a colocação daquele senador da República [Romero Jucá], que disse que ‘precisamos estancar essa sangria’, acaba se mostrando procedente”, comentou Marco Aurélio, para quem a morte de Teori Zavaschi, que relatava os processos da operação, foi determinante para a mudança de rumos no STF.
“Estivesse vivo o relator inicial, grande juiz, Teori Zavaschi, se teria caminhado no sentido que se caminhou? A resposta, para mim, é negativa”, disse.
Leniência
Sobre as suspensões dos pagamentos das multas dos acordos de leniência de Novonor (antiga Odebrecht) e J&F, decididas por Antonio Dias Toffoli, o ministro aposentado disse o seguinte:
“O grande problema é que nós passamos a ter, não pronunciamentos de órgão único, que seria o Supremo reunido em plenário, mas a visão individual de cada qual. Hoje a insegurança grassa, o que é péssimo. E mais do que isso: grassa o descrédito da instituição na qual eu estive durante 31 anos. Para mim, é uma tristeza enorme perceber isso. Avançamos assim? Como fica a sociedade? Fica decepcionada.”
Marco Aurélio enxerga aí uma razão para o desgaste da imagem de ministro do STF.
“Eu só ouço críticas quanto ao Supremo. Eu indago: hoje qualquer dos integrantes sai à rua? Eu sempre saí à rua e nunca fui hostilizado. Eu não creio que qualquer colega que tenha assento no Supremo saia sozinho hoje à rua e frequente locais públicos sem estar com uma segurança maior”, comentou.
Assine Crusoé e leia o especial sobre os 10 anos da Lava Jato
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)