Guia Completo para Declarar Transações via Pix no Imposto de Renda 2024
Como declarar transações via Pix no Imposto de Renda 2024?
Para declarar corretamente as movimentações feitas pelo Pix no IRPF 2024, o contribuinte deve seguir os seguintes passos:
- Na aba “Rendimentos Recebidos” deve ser incluído todo o valor que foi pago via Pix por serviços prestados. Neste caso, o contribuinte precisa informar se o valor foi recebido de pessoa física ou jurídica.
- Na ficha “Pagamentos Efetuados”, devem ser incluídas todas as despesas pagas com Pix que podem ser deduzidas do imposto, como consultas médicas, educação, entre outros.
- É importante ter em mãos comprovantes das operações, como recibos, notas fiscais e extratos bancários, para possíveis comprovações à Receita Federal.
- No campo “Bens e Direitos”, o contribuinte deve informar o saldo em conta corrente ou poupança, mesmo que programas de pagamentos instantâneos, como o Pix, tenham sido usados para movimentar esse saldo ao longo do ano.
Apesar das transações feitas via Pix não serem obrigatoriamente informadas em casos de simples transferências entre contas do mesmo titular ou para outros, fica a cargo do contribuinte declará-las ou não. O mais importante é que o total de dinheiro movimentado na conta corrente seja equivalente ao declarado na ficha de rendimentos.
E se eu cometer um erro na declaração?
Caso o contribuinte note que cometeu um erro ao preencher a declaração de Imposto de Renda 2024, ele deverá retificar. Para isso, o contribuinte precisa acessar o programa da Receita Federal, abrir a declaração original, realizar as correções necessárias e em seguida enviar a declaração retificadora.
É importante lembrar que a declaração retificadora tem a mesma natureza de uma declaração original, substituindo-a integralmente. Por isso, é necessário fornecer novamente todas as informações, e não apenas aquelas que pretende corrigir.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)