Guerrilha nas redes (2): Os “jovens” de Crivella
O Globo checou dezenas de perfis que publicaram tuítes com a hashtag #SomosTodosCrivella10 na noite do debate da TV Globo, no segundo turno da eleição para a prefeitura do Rio de Janeiro, em 28 de outubro de 2016. "Com comportamento típico de robô no Twitter, parte deste grupo...
O Globo checou dezenas de perfis que publicaram tuítes com a hashtag #SomosTodosCrivella10 na noite do debate da TV Globo, no segundo turno da eleição para a prefeitura do Rio de Janeiro, em 28 de outubro de 2016.
“Com comportamento típico de robô no Twitter, parte deste grupo também republica conteúdos relacionados à Igreja Universal do Reino de Deus, da qual Crivella é bispo licenciado.
O movimento mais recente aconteceu na semana passada, quando a hashtag #EstreiaNadaAPerder — referência ao filme sobre o Bispo Edir Macedo, que estreou na quinta-feira — foi impulsionada e ficou entre os assuntos mais comentados da rede social.
O comportamento dos perfis é semelhante: enviam mensagens em massa em dias específicos; republicam centenas de postagens de outras contas; têm atividade intensa em períodos determinados e meses de silêncio em seguida; e não escrevem mensagens alheias a assuntos ligados à Universal ou a Crivella.
Outro exemplo de publicação intensa aconteceu quando uma rede portuguesa de televisão fez uma reportagem com acusações à Universal. O grupo de perfis atuou para rebater o que havia sido divulgado.
(…) Estrategista digital da campanha de Crivella em 2016, Marcelo Vitorino afirmou que não usou robôs e tampouco gerenciou perfis de outras pessoas. Segundo ele, grupos de jovens foram treinados para fazer militância virtual.
Ele, porém, admitiu que chegou a identificar perfis que não faziam parte da rede que havia treinado republicando mensagens, mas ressaltou que, se houve automatização nas publicações, foi ato de algum voluntário, sem ter sido orientado pela campanha.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)