GSI de Lula não fez relatórios de inteligência antes e depois de invasão bolsonarista
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) afirmou não ter produzido ou recebido relatórios de inteligência sobre os atos de invasão bolsonarista às sedes da República em 8 de janeiro...
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) afirmou não ter produzido ou recebido relatórios de inteligência sobre os atos de invasão bolsonarista às sedes da República em 8 de janeiro. A confirmação foi feita pela própria casa militar ligada à Presidência da República, em resposta a um pedido de Lei de Acesso à Informação feito por repórteres de O Globo.
“O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR) não recebeu ou produziu os pareceres, relatórios de inteligência, ofícios, documentos, comunicados e e-mails solicitados”, responde o órgão ao pedido de dados.
O GSI vai além: indica que não tem acesso ao planejamento operacional do Exército para proteção das sedes da República e também confirma que não recebeu deles nenhum documento de inteligência entre os dias 8 e 13 de janeiro. Como se trata de eventos em investigação, o GSI diz que não fará maiores comentários sobre o caso.
A invasão de bolsonaristas ao Planalto — e a falta de segurança para conter a destruição do local — aumentou a desconfiança de Lula e seu entorno com os militares do GSI, historicamente alinhados com Jair Bolsonaro. Desde então, o Planalto tem promovido uma limpa no gabinete, hoje comandado pelo general Gonçalves Dias.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)